Secretária Regina Sousa celebra investimento de 50 milhões de dólares em ações sociais no Piauí
A Secretária da Assistência Social, Trabalho e Cidadania (SASC), Regina Sousa, participou de uma solenidade no Palácio de Karnak, onde o Governador Rafael Fonteles conduziu a entrega de certificados a entidades selecionadas pelo Sistema Estadual de Incentivo, Inclusão e Promoção Social (SEIPS). Durante o evento, também foi assinado um termo de cooperação para fortalecer as ações de enfrentamento à desnutrição infantil e à proteção social em municípios piauienses.
Em suas declarações, a Secretária Sousa destacou a importância das parcerias entre o Estado e as entidades da sociedade civil para enfrentar desafios como a desnutrição infantil. Ela mencionou iniciativas em andamento, como o fornecimento de leite às famílias necessitadas em colaboração com a Secretaria de Agricultura Familiar.
"A mãe que não tem leite no peito não pode esperar. Estamos trabalhando em colaboração com a SAP para garantir o acesso ao leite para essas famílias. Além disso, estamos promovendo o acompanhamento pré-natal e pós-natal para garantir a saúde das mães e dos recém-nascidos", afirmou a Secretária Sousa.
Sobre os recursos para essas ações, a Secretária explicou que o plano completo conta com um orçamento de 50 milhões de dólares, distribuídos ao longo de cinco anos. Esses recursos são geridos em colaboração entre as Secretarias de Saúde e de Assistência Social e Cidadania (SASC), visando melhorar a realidade dos municípios piauienses.
Durante a solenidade, Sousa ressaltou o papel das entidades sociais na execução das políticas públicas, destacando o programa de renúncia fiscal que permite a colaboração de empresas privadas no financiamento de projetos sociais.
"Essas parcerias são essenciais para ampliar o alcance das ações sociais. Através do programa de renúncia fiscal, as empresas podem contribuir diretamente para o financiamento de projetos sociais, agilizando o processo e beneficiando um número maior de pessoas", concluiu.