Rumo ao continente africano: Lula inicia seu primeiro compromisso internacional de 2024
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está prestes a iniciar sua primeira viagem internacional deste ano, com destino à África. Após aproveitar os dias do Carnaval em Brasília, sem compromissos oficiais, o chefe do Executivo deve despachar algumas orientações para os ministros antes de sua semana fora do país. As informações são do Metrópoles.
Embora alguns ministros, como Alexandre Padilha (Relações Institucionais), permaneçam na capital federal durante a viagem de Lula, não está previsto que trabalhem nesse período. No entanto, há uma expectativa de que o presidente deixe diretrizes para a condução dos trabalhos durante sua ausência.
Antes de embarcar, Lula fortaleceu sua agenda interna. Na última sexta-feira (9/2), dedicou a manhã para uma reunião com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), com o objetivo de aprimorar a relação entre os poderes Executivo e Legislativo, especialmente após o discurso de Lira na abertura do Ano Legislativo.
Segundo o ministro Alexandre Padilha, essa conversa reforçou os papéis de cada ministro na interação com o Congresso Nacional, garantindo que não há qualquer clima de tensão, mas sim de colaboração mútua.
Além disso, Lula teve um encontro com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e realizou uma conversa por telefone com o primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim, antes de iniciar sua jornada rumo à África.