
Relações internacionais: Prefeitura de Teresina e Nápoles alinham cooperação cultural e instituciona
Com esse encontro, a prefeitura de Teresina busca estreitar as relações com a cidade italiana de Nápoles e estabelecer uma cooperação cultural e institucional. A conexão entre Teresina e Nápoles remonta à fundação da capital piauiense, cujo nome homenageia a imperatriz Teresa Cristina, que mediou junto ao imperador Dom Pedro II para que a cidade recebesse esse nome. As informações são da Prefeitura de Teresina.

“A Imperatriz Teresa Cristina, que nasceu aqui em Nápoles, tem uma importância enorme para a nossa capital. Teresina não carrega apenas seu nome, mas também a sua essência de dedicação à cultura e ao desenvolvimento. A Imperatriz foi uma figura central e sua história e legado são um elo vital entre Nápoles e Teresina, simbolizando a conexão cultural e histórica entre os dois lugares”, afirmou o Secretário de Planejamento, João Henrique.
Na visita, o secretário de planejamento foi recebido pelo Vice-Prefeito adjunt, Dr. Dário Annunziata, que apresentou desculpas pela ausência do prefeito Gaetano Manfredi, que esteve em agenda na capital Roma, e participou de uma reunião com a Chefe do Departamento Internacional de Nápoles, Chiara Marciani e sua equipe.
O projeto da irmandade entre as duas cidades é idealizado pela Brigada Mandu Ladino e pelo Doutor e Professor da UFPI Luiz Ayrton Santos.
“Esse primeiro encontro foi uma conversa inicial e eles estão dispostos a fazer esta cooperação. Não é algo rápido, pois existem trâmites entre ministérios, mas temos a perspectiva de até novembro termos avançado neste acordo. Agradecemos ao prefeito dr Pessoa por ter nos dado esta missão de vir até aqui e iremos avançar”, concluiu João Henrique.