Evento realizado em Luís Correia -

Rafael Fonteles destaca desenvolvimento do PI com foco na geração de empregos em evento nacional

O governador Rafael Fonteles proferiu palestra, nessa sexta-feira (14/06), durante o Encontro Nacional de Auditoria de Obras Públicas, o Enaop 2024, no Sesc Praia, em Luís Correia. Durante sua fala, o chefe do Executivo piauiense defendeu que a principal meta de sua gestão é garantir o crescimento econômico acelerado com foco no pleno emprego e redução das diferenças sociais durante.

Foto: DivulgaçãoRafael Fonteles fala sobre desenvolvimento do Piauí com foco na geração de empregos em evento nacional
Rafael Fonteles fala sobre desenvolvimento do Piauí com foco na geração de empregos em evento nacional

O tema da palestra proferida pelo governador foi “Diretrizes para o Desenvolvimento de Longo Prazo do Estado do Piauí (DDLPI)". Na oportunidade, Rafael Fonteles elencou as três principais diretrizes do governo: choque educacional e tecnológico, ⁠estabilidade duradoura (institucional e fiscal) e abertura econômica (com participação do Estado).

"Esta é a visão de longo prazo do desenvolvimento do Piauí, que passa pelo aproveitamento do potencial do nosso estado, que vai envolver, claro, infraestrutura e obras logísticas, extremamente importantes, e é muito necessária essa discussão ocorrer aqui", considera o gestor.

Durante a palestra, o governador destacou que o verdadeiro desenvolvimento vem junto à industrialização e à agregação de valor para a agropecuária. Para isso, Fonteles destacou a logística, por meio do intermodal do Vale do Parnaíba, que vai possibilitar ao Piauí realizar exportações. ⁠Energias renováveis e indústria de produtos verdes, além de ⁠mineração e indústria de produtos minerais também fizeram parte da explanação.

O evento, que segue neste sábado (15), traz o tema “Planejamento de Infraestrutura”. Adriana Portugal, presidente do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop), agradeceu a presença do governador e elogiou a palestra. "É uma honra muito grande contar com o apoio do Estado do Piauí e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI). A palestra do governador foi extremamente adequada porque passamos este tempo falando de como fazer obras e beneficiar a sociedade", aponta a auditora de controle externo do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCE-DF).

Kennedy Barros, presidente do TCE-PI, destaca a necessidade de iniciar um diálogo, por meio de eventos como esse, para a troca de experiências bem-sucedidas nos estados e municípios para aprimorar os processos das licitações e obras públicas. "Temos pessoas de todos os estados da federação nesse encontro. São 200 pessoas que representam todo o Brasil", lembra o conselheiro.

Homenagem na Câmara dos Vereadores

Após o evento em Luís Correia, o governador Rafael Fonteles foi até a Câmara Municipal de Parnaíba, município vizinho, para participar da cerimônia de entrega do Título de Cidadania Parnaibana. Foram homenageados com a honraria o desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí Arnaldo Boson; o conselheiro e presidente do TCE, Kennedy Barros, e o ex-conselheiro do TCE Olavo Rebelo.

O governador destacou a importância da realização das homenagens. "Nesse momento especial, em que a Câmara Municipal faz essa justa homenagem a três grandes homens com uma extensa folha de serviços prestados ao Piauí e a Parnaíba. Estou feliz aqui de prestigiar esse momento junto a essa casa do povo, a casa dos vereadores aqui de Parnaíba", finaliza Rafael.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco