
Rafael Fonteles anuncia meta para reduzir emissões de CO2 em 36% até 2030
O Piauí visa reduzir suas emissões anuais de CO2 de 14 milhões para nove milhões de toneladas até 2030. O governador Rafael Fonteles anunciou a meta nesta sexta-feira (02/08), destacando o compromisso do estado com o Plano Clima Participativo, em colaboração com o Governo Federal. A iniciativa foi formalizada durante a Plenária Territorial do Bioma Caatinga, que ocorre em Teresina e conta com a presença dos ministros Márcio Macêdo, Marina Silva e Wellington Dias.
A Caatinga, o quarto maior bioma do Brasil, cobre 862.818 km² e abrange partes de nove estados, incluindo o Piauí. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) indicam que 42,6% da área da Caatinga já foi desmatada. O bioma, que ocupa 28% do território do Piauí e está presente em 63 municípios, é responsável por uma parte significativa das emissões de CO2 no estado, majoritariamente provenientes do desmatamento e da agropecuária.
A plenária, realizada no Centro de Convenções de Teresina a partir das 14h, faz parte de um ciclo de oito eventos que abordam os biomas brasileiros e áreas litorâneas. O objetivo é coletar propostas para integrar o Plano Participativo do Clima. A ministra Marina Silva destacou que a redução de emissões está fortemente ligada à diminuição do desmatamento e uso da terra, enquanto o ministro Wellington Dias enfatizou a importância de um conhecimento mais profundo sobre os biomas para enfrentar a crise climática.