
“Queremos coibir o roubo de motos assim como coibimos o de celulares”, afirma Rafael Fonteles
O governador Rafael Fonteles lançou nesta semana o Pacto Pela Ordem, uma iniciativa voltada para o combate ao crime organizado e à violência no Piauí. Em entrevista nesta quarta-feira (26/03), o governador detalhou que a ação tem como um de seus principais focos a intensificação de medidas contra o roubo e a comercialização irregular de veículos, com destaque para as motos.
De acordo com Fonteles, o número de blitz por todo o estado será ampliado, mas com um objetivo claro: identificar veículos com restrição de roubo ou furto, sem fins arrecadatórios. "As blitz não têm o objetivo de arrecadar, mas sim de salvar vidas", afirmou. O governador lembrou que a redução de impostos sobre motos e a anistia de débitos passados fazem parte de um esforço para regularizar a frota, enquanto a ação visa combater os crimes relacionados ao roubo de motos.

Fonteles também anunciou que a fiscalização será mais rigorosa quanto ao uso de capacetes e à ingestão de bebidas alcoólicas por motoristas. Ele ressaltou a necessidade de aumentar a fiscalização para garantir a segurança no trânsito e reduzir os acidentes, que hoje matam mais que os homicídios.
O Pacto Pela Ordem abrange ainda 16 projetos de lei que serão encaminhados à Assembleia Legislativa e medidas administrativas para fortalecer a repressão ao crime organizado e a delitos violentos. A iniciativa também busca maior integração entre os órgãos de segurança pública, usando tecnologia e inteligência para aprimorar a atuação das forças de segurança.
Os três eixos do pacto são: combate à criminalidade violenta, utilização de tecnologia e inteligência artificial, e aprimoramento das políticas de cidadania e defesa social. A proposta visa não só combater o crime, mas também proteger as vítimas e promover a segurança no estado.