Será votada na Câmara Municipal -

Projeto de Lei autoriza utilização e distribuição da cannabis para fins medicinais em Teresina

A vereadora Elzuila Calisto (PT) apresentou um Projeto de Lei que autoriza a utilização de medicamentos à base de Cannabis medicinal em Unidades de Saúde da rede pública de Teresina. A proposta vai ser votada pela Câmara Municipal.

Foto: Ascom PL apresentada pela vereadora Elzuila Calisto (PT) segue para votação
PL apresentada pela vereadora Elzuila Calisto (PT) segue para votação

Os medicamentos que contém Canabidiol e TeCertrahidrocannabinol na fórmula são utilizados no tratamento de doenças e alterações neurológicas, como por exemplo, epilepsia, alzheimer, parkinson, além de distúrbios de ansiedade, sono, câncer, e outros transtornos.

A vereadora conta que a intenção é facilitar o acesso à substância que já é usada de forma medicinal em diversas partes do mundo. “Esse Projeto de Lei foi criado para que as pessoas tenham acesso ao canabidiol, que está sendo cada vez mais estudado no mundo inteiro como bastante eficiente no tratamento de dores crônicas, diabetes, câncer, epilepsia e muitas outras doenças. Os teresinenses não podem ficar para trás no que é mais inovador e traz qualidade de vida para tanta gente”, explica Elzuila.

Segundo o PL, para ter acesso às substâncias, o paciente precisa apresentar prescrição médica, um laudo com a indicação para o tratamento e a comprovação de que não possui condições financeiras de adquirir os medicamentos.

A Prefeitura fica com a responsabilidade de adquirir os remédios de entidades e instituições nacionais, preferencialmente sem fins lucrativos. “Precisamos promover políticas públicas que promovam a pesquisa e disseminação de informação a respeito da cannabis medicinal. O poder público precisa estar atento e trazer fóruns, simpósios, cursos a respeito do tema. É ciência e saúde”, completa a vereadora Elzuila Calisto.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco