Prêmio Unale: Projeto da Alepi alcança melhor nota no júri técnico
O projeto Parlamento do Futuro, desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) entre setembro de 2023 e fevereiro de 2024, obteve a melhor avaliação do júri técnico na 5ª edição do Prêmio Unale Assembleia Cidadã, promovido pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).
A excelente pontuação garantiu ao projeto uma vaga entre os três finalistas na categoria Projetos Especiais, cujo vencedor será anunciado no dia 5 de dezembro.
“Embora ainda não tenhamos vencido, com bons projetos concorrendo e aguardando a votação dos participantes, essa excelente avaliação na nossa primeira participação é um grande incentivo e estímulo”, comentou o presidente da Alepi, Franzé Silva.
O júri técnico foi composto por especialistas do Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria Geral da União (CGU) e Interlegis (Senado), que atribuiram a maior nota ao Parlamento do Futuro. Na pontuação geral, o projeto ficou dois pontos à frente do Arranjos Produtivos, da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, e três à frente do Educaleac, da Assembleia Legislativa do Acre.
A nota técnica representa 70% da pontuação final, enquanto os 30% restantes são definidos pela votação dos participantes da 27ª Conferência Nacional da Unale, que ocorrerá entre os dias 3 e 5 de dezembro, no Rio de Janeiro. Ao todo, 16 Assembleias Legislativas de todo o Brasil inscreveram 28 iniciativas nas categorias Gestão, Atendimento ao Cidadão e Projetos Especiais.
O Parlamento do Futuro teve como objetivo promover a valorização da democracia entre os jovens de todo o Piauí. Com apoio da Secretaria de Estado da Educação e do Tribunal Regional Eleitoral, a Alepi simulou um processo eleitoral que envolveu escolas de todas as regiões do estado, elegendo 30 jovens que participaram ativamente da tramitação de projetos, da eleição da Mesa Diretora e realizaram discursos na tribuna.
Fonte: Alepi