Durante a próxima gestão -

Piso do Magistério: Vereador Ismael Silva afirma que debate acontecerá em 2025

O vereador Ismael Silva, comentou nesta terça-feira (10/12), as discussões envolvendo o reajuste do piso salarial dos professores na Capital de Teresina. Segundo o parlamentar a definição ocorrerá apenas em 2025, após o novo secretariado municipal de educação assumir.

Conforme indica a última Portaria Interministerial do Ministério da Educação (MEC), a expectativa é que o reajuste ocorra pelo índice prévio de 4,59%. Atualmente o piso é reajustado em 3,62% em 2024, está em R$ 4.580,57 mil, com base no crescimento do valor anual mínimo por aluno do Fundeb.

Atualmente, os professores da região recebem valores adicionais, como os 14º, 15º e 16º salários, por meio dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), mas o impacto do reajuste no piso salarial depende da atualização da legislação federal.

Foto: 180grausIsmael Silva

Conforme, Ismael Silva, o governo estadual prevê um aumento linear para os professores em 2025, com um possível repasse adicional, mas a medida precisa ser confirmada pelo MEC. A definição do percentual do aumento nacional está em aberto, com estimativas que variam entre 4% e 12%.

A expectativa é que essa decisão seja concretizada no primeiro semestre de 2025, o que irá guiar as ações dos gestores municipais.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco