Evandro Hidd -

Pacientes mulheres serão acompanhadas em procedimentos médicos com sedação

O vereador Evandro Hidd (PDT) protocolou na Câmara de Teresina projeto de Lei que permite a presença de acompanhante durante a realização de exames ou procedimentos que utilizem de sedação ou anestesia que induzam a inconsciência da paciente mulher. De acordo com o projeto, o acompanhante deverá ser permitido, independente do sexo ou gênero da pessoa que realize o exame em todos os hospitais e clínicas da rede pública e privada de saúde de Teresina.

Foto: Ascom



A lei, após sancionada, se aplicará mesmo quando os exames forem realizados em ambulatórios e internações, incluindo trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, bem como durante estudos de diagnóstico como transvaginal, ultrassonografias ou teste urodinâmico. Na impossibilidade de permanência do acompanhante ou do atendente pessoal junto a paciente, cabe ao profissional de saúde responsável pelo tratamento justificá-la por escrito.

“Esse projeto de lei tem como objetivo proteger tanto o profissional quanto a paciente de possíveis desconfianças ou abusos por qualquer das partes, preservando a relação médico-paciente. A presença de um acompanhante é apenas parte de um esforço no sentido de garantir atendimento seguro e responsável a pacientes”, explicou o vereador.

Hidd acrescenta ainda que essa propositura promoverá o respeito à dignidade da paciente e à natureza profissional do procedimento. “As relações de confiança, a privacidade e a confidencialidade são componentes centrais do atendimento ao paciente. Além disso, em momento de vulnerabilidade e incapacidade de defesa, a presença constante de um acompanhamento pode ajudar mulheres no processo, reduzindo a angústia, a insegurança e a ansiedade”, destacou.

O projeto de lei agora segue para leitura em plenário, discussão nas comissões da Casa Legislativa e votação em plenário. Caso seja aprovado em plenário, segue para aprovação e sanção do poder Executivo.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco