Põe culpa em Bolsonaro -

Mortes por Covid-19 superam o número de nascimentos no Brasil, destaca João de Deus

O deputado estadual João de Deus (PT) destacou, na sessão plenária desta terça-feira (22/06), na Assembleia Legislativa, que as mortes por Covid-19 superam o número de nascimentos a cada mês no Brasil. E lamentou a tragédia que estaria acontecendo por culpa do presidente Jair Bolsonaro e dos seus seguidores que permanecem negando a gravidade da situação.

O parlamentar lamentou que no sábado passado (19/06), o país chegou à triste marca de 500 mil mortos por complicações com a Covid-19. João de Deus lembrou que a primeira morte foi registrada 12 de março de 2020. Em agosto chegamos aos primeiros cem mil e em 1º de janeiro deste ano já era 200 mil.

“Nestes primeiros seis meses de 2021 já chegamos a 500 mil, ou seja, 300 mil mortes somente este ano. E o pior: não chegamos ainda nem a 15% da população vacinada”, disse.

Segundo o deputado, o presidente Bolsonaro não acredita na ciência, não acredita na vacina e nem nas restrições necessárias, não acredita no isolamento. “Ele acha que a melhor vacina é o contágio de todo mundo. E ainda culpa os prefeitos e governadores, que realmente agiram mesmo sem ter uma coordenação federal. Se eles não tivessem agido teríamos um ou dois milhões de vidas perdidas. Mas, ele só age a favor do vírus, não usa máscara, promove aglomerações e não articula nada. Pelo contrário, virou uma chacota mundial”, frisou.

Em aparte, o deputado estadual Paulo Martins (PT) afirmou que tem muita gente “dormindo” no Brasil e continua acreditando nas falas do presidente, que insiste em desrespeitar as pessoas que ousam criticá-lo. “A Rede Globo é um dos maiores veículos de comunicação do mundo. E ele não gosta da Globo porque ela divulga os números da pandemia. O que era uma obrigação do governo ele cancelou e ainda fica zangado. Toma uma atitude de tentar esconder os números de mortes como fazem a China e a Rússia e outros países de regimes totalitários”, disse.

Segundo Paulo Martins, além da pandemia o Brasil ganhou outros problemas devido a falta de ações do Presidente da República. “116.8% da população está passando fome porque ele acabou os programas sociais. Não tem moradia, não tem agricultura familiar. O PIB cresceu devido as exportações, mas a economia interna está aos frangalhos com mais de 14% de desempregados. Em janeiro do ano passado o salário mínimo comprava 16 botijões de gás e hoje só compra nove. Comprova 400 quilos de arroz e hoje só a metade”, declarou.

Também em aparte, o deputado estadual Cícero Magalhães (PT) disse que a culpa da mortandade por Covid-19 é do presidente Bolsonaro e que se todas as medidas sanitárias recomendadas pela ciência tivessem sido tomadas não haveria a atual situação. “Só para termos uma ideia a Indonésia, que tem 275 milhões de habitantes, registrou 50 mil mortes. A Nigéria tem 211 milhões de pessoas e morreram pouco mais de duas mil pessoas”, afirmou.

Fonte: Alepi

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco