Renegociação da dívida bilateral -

Lula e Maduro reforçam acordo de cooperação em conversa telefônica

Em uma conversa telefônica realizada nesta quarta-feira, (05/6), o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva discutiu uma série de temas de interesse bilateral com o presidente venezuelano Nicolás Maduro. Agradecendo o apoio da Venezuela à eleição da ministra Sonia Guajajara à Presidência do Fundo para o Desenvolvimento dos Povos Indígenas da América Latina e do Caribe (FILAC), Lula destacou a importância de fortalecer a colaboração na proteção dos Yanomami na região fronteiriça.

Foto: Reprodução/Agência Gov (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil).

O diálogo também abordou o crescente interesse de empresários brasileiros em investir e fazer comércio com a Venezuela, um movimento visto como crucial para os estados de Roraima e Amazonas. Os presidentes discutiram o início das tratativas para a celebração de um Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos, além da renegociação da dívida bilateral.

Em relação ao processo eleitoral venezuelano, Lula reafirmou o apoio do Brasil aos acordos de Barbados e sublinhou a importância da presença de observadores internacionais para garantir a transparência. Ele expressou a esperança de que as sanções contra a Venezuela sejam levantadas, permitindo que o processo eleitoral ocorra em um clima de confiança e entendimento mútuo.

Fonte: Reprodução/Agência Gov

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco