Cooperação entre países -

Lula destaca papel do Banco do Brics como alternativa ao sistema financeiro global

Durante a reunião anual do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou que a criação da instituição marcou um novo capítulo na cooperação entre países emergentes. Segundo ele, o banco — liderado por Dilma Rousseff — oferece uma alternativa concreta ao sistema financeiro tradicional, com foco em projetos sustentáveis e infraestrutura, especialmente nos países do Brics.

Foto: Reprodução/ Agência Gov.

Lula elogiou o uso de moedas locais nos financiamentos, que já representam 31% dos projetos, e destacou a resposta ágil do NDB durante as enchentes no Rio Grande do Sul. Com mais de US$ 3,5 bilhões aplicados no Brasil, o banco também tem papel relevante na preparação para a COP30, que será realizada em Belém (PA). O presidente ainda sugeriu o apoio do NDB para um futuro cabo submarino ligando os países do grupo.

A ex-presidenta Dilma Rousseff reforçou que o NDB representa soberania para os países do Sul Global, com foco em um desenvolvimento autônomo e sustentável. Desde 2016, o banco já aprovou mais de US$ 32 bilhões em projetos, tornando-se um instrumento estratégico para transformar a infraestrutura e a economia das nações emergentes.

Fonte: Agência Gov

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco