Laços comerciais -

Lula desembarca na China em cenário de guerra tarifária com os EUA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou à China neste domingo (11/05) para participar da cúpula China-Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos). Esta é a quarta visita oficial do petista ao país asiático, um deslocamento que ocorre em um momento de intensas tensões comerciais entre a China e os Estados Unidos, após a guerra tarifária iniciada durante a presidência de Donald Trump. Lula, com sua presença na cúpula, busca reforçar as relações entre os países da América Latina e a potência asiática, aproveitando o cenário global para discutir parcerias econômicas estratégicas.

Na segunda-feira (12/05), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá participar do encerramento do Fórum Empresarial Brasil-China. Já na terça-feira (13/05), ocorrerá a cúpula China-Celac, onde Lula se encontrará com o presidente chinês Xi Jinping. Durante a visita, também está prevista uma reunião bilateral com o líder chinês, além de encontros com Zhao Leji, presidente da Assembleia Popular Nacional, e Li Qiang, primeiro-ministro da China.

A viagem de Lula à China faz parte de uma “força-tarefa” do governo brasileiro para fortalecer as relações comerciais com o país asiático, que atualmente é o principal destino das exportações brasileiras. Durante sua agenda comercial, espera-se que sejam assinados 16 atos de cooperação, incluindo protocolos, anúncios e memorandos de entendimento, além de estarem em negociação outros 32 textos. O objetivo é estreitar ainda mais os laços comerciais e fortalecer a parceria estratégica entre as duas nações.

Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.fotoPresidente Lula
Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco