Relação comercial de US$ 11 bilhões -

Lula chega ao Japão para celebrar 130 anos de amizade e fortalecer parcerias comerciais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou ao Japão nesta segunda-feira (24/3) para uma visita oficial que celebra os 130 anos de relações diplomáticas entre os dois países. Lula, acompanhado de uma comitiva de ministros e parlamentares, afirmou que a visita fortalece a histórica parceria e abre novas oportunidades, especialmente no comércio, ciência e tecnologia, saúde e educação.

Durante sua estadia, Lula se reunirá com o Imperador Naruhito e o Primeiro-Ministro Shigeru Ishiba, além de participar de encontros com empresários e de acompanhar a assinatura de acordos estratégicos. A visita, que vai até quinta-feira (27/3), também marca a primeira visita de Estado de Lula ao Japão, após outras quatro visitas anteriores.

Foto: Reprodução/ Agência Gov (Foto: Ricardo Stuckert/PR).

O presidente destacou que o Brasil e o Japão têm uma relação comercial de US$ 11 bilhões, ainda abaixo do potencial das duas nações, e manifestou o desejo de atrair mais investimentos, especialmente para a transição energética. Lula também mencionou a crescente importância do Brasil como fornecedor global de alimentos, com destaque para a exportação de carnes, celulose, café e minério de ferro.

No dia 25, Lula participará de eventos com sindicatos japoneses e de um Fórum Empresarial Brasil-Japão, seguido de uma reunião com o Primeiro-Ministro. Também estão previstas assinaturas de acordos bilaterais nas áreas de ciência e tecnologia, educação e energias sustentáveis.

A relação Brasil-Japão é sólida, com mais de 2 milhões de nipodescendentes no Brasil e uma comunidade brasileira significativa no Japão. O comércio bilateral é diversificado, com o Japão importando alimentos e o Brasil adquirindo peças para veículos e produtos eletrônicos.

Fonte: Reprodução/ Agência Gov

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco