Lagoa do Piauí lança projeto pioneiro de monitoramento da Primeira Infância com plataforma digital
O município de Lagoa do Piauí foi o palco, nesta terça-feira (07/01), do lançamento do programa Piauí Primeira Infância, uma iniciativa inédita do Governo do Estado. O programa, que integra saúde, educação e assistência social para crianças de 0 a 6 anos e gestantes, tem como objetivo transformar a qualidade do atendimento a essas populações em situação de vulnerabilidade. O evento contou com a presença de autoridades locais e estaduais, como a prefeita Camila Barbosa e a coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles.
A cidade foi escolhida para o lançamento do projeto piloto, que será monitorado nos próximos 90 dias. A expectativa é cadastrar cerca de 400 crianças e 17 gestantes, utilizando uma plataforma digital para acompanhar em tempo real as ações nas áreas de saúde, educação e assistência social. Isabel Fonteles, coordenadora do programa, destacou a importância histórica da iniciativa: "Lagoa do Piauí liderará essa transformação digital, e a nossa meta é expandir para os 224 municípios do estado", afirmou.
A prefeita Camila Barbosa reforçou o compromisso da gestão municipal com o programa, enfatizando que a plataforma digital ajudará a monitorar as necessidades das crianças e gestantes de forma mais eficaz, integrando as diversas secretarias envolvidas e promovendo um atendimento mais qualificado.
A plataforma digital já está em processo de implementação em diversos setores, como Unidades Básicas de Saúde, pré-escolas, CRAS, Conselho Tutelar e maternidades de Demerval Lobão e Evangelina Rosa. A expansão do programa para todo o estado dependerá dos resultados alcançados no projeto piloto.
O evento contou também com a presença de representantes da Secretaria Estadual de Saúde, da SASC, Seduc, Tribunal de Contas do Estado e da Câmara de Vereadores de Lagoa do Piauí, além de gestores e técnicos locais.
Fonte: Reprodução/ Governo do Estado do Piauí - Notícias