Justiça determina comparecimento do Secretário de Finanças à Câmara, na quinta-feira
A justiça do Piauí determinou a presença do secretário municipal de Finanças, Danilo Barros, na Câmara Municipal de Teresina, nesta quinta-feira (12/12), a determinação obriga o gestor a prestar esclarecimentos solicitados pelos vereadores, devido à divergentes problemas na capital.
A convocação também visa esclarecer o estado atual das finanças municipais e da transição entre a gestão atual e a próxima. Os vereadores enfatizaram a necessidade de trazer mais transparência e respostas à população de Teresina, especialmente em relação à gestão de recursos públicos.
O impasse entre o Legislativo e o secretário tem se estendido durante meses, com diversas convocações e convites sem êxito. Em julho, Barros foi convocado para explicar os contratos firmados pela Prefeitura, mas não compareceu.
Posteriormente, em outubro, a ausência se repetiu quando o secretário deveria fornecer esclarecimentos sobre a crise na coleta de lixo e pagamentos na área da saúde.
Insatisfeitos com a falta de respostas, os vereadores entraram com um mandado de segurança para garantir a presença do secretário. A decisão judicial acatou o pedido, e a presença de Danilo Barros foi fixada para esta quinta-feira (10/12).
O vereador Dudu (PT), autor das convocações, comentou a situação e reforçou a importância do esclarecimento de questões cruciais como o impacto nos serviços de saúde, educação, assistência social e a situação da coleta de lixo.
"Não podemos terminar a gestão sem as devidas explicações sobre o que está acontecendo nesses setores. O Poder Judiciário atendeu ao nosso pedido, e o secretário terá que vir aqui para explicar como a gestão está conduzindo as finanças da cidade", afirmou Dudu.