Henrique Pires confia na manutenção do acordo entre PT e MDB para comando da Alepi
O deputado estadual Henrique Pires (MDB) expressou confiança na manutenção do acordo entre o PT e o MDB para o comando da Assembleia Legislativa do Piauí, mesmo diante de uma possível interferência do Supremo Tribunal Federal (STF) na eleição antecipada da mesa diretora. O impasse teve início em maio, quando o PSDB nacional acionou o STF contra a antecipação da eleição para o comando do legislativo estadual.
Em dezembro de 2022, PT e MDB acordaram que Franzé Silva (PT) presidisse a Assembleia no biênio 2023/2024, e Severo Eulálio (MDB) assumisse no biênio 2025/2026. Para viabilizar o acordo, os deputados anteciparam a eleição do segundo biênio, que deveria ocorrer apenas em 2025, e elegeram Eulálio. Essa antecipação foi contestada no Supremo.
Embora o PSDB tenha desistido do processo, o STF, esta semana, negou o pedido de desistência e determinou o prosseguimento da ação.
Questionado sobre a situação, Henrique Pires reafirmou sua confiança no acordo: “Não tenho a menor dúvida. Se a decisão do STF for realizar uma nova eleição, faremos sem dificuldades. Pacificamente elegeremos a mesma composição. Há um acordo sólido entre MDB e PT nesse sentido.”