
Governo do Piauí lança plataforma de Inteligência Territorial para modernizar a administração
O governador Rafael Fonteles inaugurou, nesta segunda-feira (24/03), o Centro de Inteligência em Economia e Estratégia Territorial (CIET), no Palácio de Karnak. A nova estrutura substituirá gradualmente a Superintendência de Estudos Econômicos, Sociais e Planejamento Participativo (Cepro), promovendo a adaptação dos processos internos e a capacitação dos servidores para a implementação de novas metodologias de trabalho.
Com cinco áreas de atuação principais, o CIET será responsável pela análise de cenários econômicos e setoriais, planejamento e governança territorial sustentável, avaliação de políticas públicas, gerenciamento de dados estaduais e implementação de um sistema de gestão inteligente. O objetivo é aprimorar a tomada de decisões governamentais com base em dados concretos, garantindo maior eficiência na formulação e execução de políticas públicas.
Durante a inauguração, Rafael Fonteles destacou a importância estratégica do novo centro para o desenvolvimento do Piauí. Segundo o governador, o CIET será um instrumento essencial para fortalecer o planejamento territorial, considerando a diversidade e as oportunidades econômicas dos 12 territórios do estado, a fim de impulsionar a geração de empregos e o crescimento sustentável.
O secretário de Planejamento do Piauí, Washington Bonfim, reforçou que o CIET está alinhado às diretrizes do governo para modernizar a gestão pública. Ele enfatizou que a iniciativa busca consolidar uma nova cultura administrativa baseada em resultados, com foco na melhoria dos serviços públicos e na qualidade de vida da população.
O presidente da instituição, Ricardo Ramos, ressaltou a importância da cooperação técnica, destacando que o projeto permitirá ao Piauí utilizar ciência de dados e planejamento estratégico para aprimorar políticas públicas e fortalecer o desenvolvimento sustentável do estado.