Na ALEPI -

Governador Rafael passa vitorioso pela primeira prova de fogo: PT e MDB unidos

O governador Rafael Fonteles (PT) passou vitorioso pela primeira prova de fogo: manter a harmonia entre PT e MDB dentro da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), pois durante as últimas semanas rumores apontavam atritos e possivel rompimento entre os dois partidos. 

Governador Rafael passa vitorioso pela primeira prova de fogo: PT e MDB unidos
Governador Rafael passa vitorioso pela primeira prova de fogo: PT e MDB unidos

As incertezas giravam em torno das eleições para presidência da Alepi. Ainda em dezembro de 2022, Rafael já havia entrado em campo para acertar os ponteiros na base aliada formada pelo PT e MDB na eleição para a presidência da Assembleia Legislativa, tendo em vista que as siglas ainda resistiam a entendimento com relação ao pleito. Na época, a orientação dele era de que os 22 deputados da base votassem em Franze Silva (PT) para o primeiro biênio, 2023/2024, e em Severo Eulálio (MDB) para o segundo biênio, 2025/2026, com ambas as eleições ocorrendo no dia 1º de fevereiro. 

Contudo, no decorrer de janeiro alguns deputados do PT cogitaram formar uma mesa para concorrer ao segundo biênio. Foi então que o governador do Piauí entrou novamente em campo para firmar o acordo feito em dezembro. 

Nesta segunda-feira (30/01), o governador se reuniu com Franze Silva e Severo Eulálio no Palacio de Karnak e ratificou o acordo de dezembro. Também ficou definido que Francisco Limma (PT) será o primeiro vice-presidente de Severo Eulálio no segundo biênio 2025/2026. 

Esse foi um bom teste para medir a solidez da base aliada. Mas com essa estratégia, Rafael tem em vista manter a base unida até o fim da legislatura e manter a consistência da unidade política, com a coesão das forças aliadas no parlamento estadual.

Comentários

Trabalhe Conosco