Governador Rafael Fonteles é homenageado com a Medalha Kofi Annan em Brasília
O Governador do Piauí, Rafael Fonteles, foi condecorado com a Medalha Kofi Annan, em Brasília (DF). A honraria foi entregue em reconhecimento às suas contribuições para o desenvolvimento sustentável e a governança socioambiental no estado do Piauí, nesta quarta-feira (27/11).
A cerimônia ocorreu durante o lançamento da Frente Parlamentar ESG na Prática do Congresso Nacional (FPESG), evento que visa promover a colaboração entre o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil para um futuro mais sustentável.
Fonteles, ao receber a distinção, destacou o momento como um motivo de orgulho "ver o Piauí reconhecido", sublinhando a importância da solenidade, que reforça a construção de um futuro mais justo, verde e responsável.
Durante a solenidade, o Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, também homenageado, fez um discurso em nome dos condecorados.
"É com alegria, mas também com muita responsabilidade, que recebemos essa homenagem. Reafirmamos o compromisso do Brasil com o desenvolvimento sustentável, pois cada decisão que tomamos hoje afetará o futuro das gerações vindouras", declarou o ministro.
A entrega da Medalha Kofi Annan aconteceu no contexto do lançamento da FPESG, que já conta com a adesão de mais de 200 parlamentares, incluindo deputados federais e senadores. Entre os homenageados, também está o deputado federal Flávio Nogueira (PT-PI), presidente da Frente Parlamentar, que também recebeu a medalha.
A Frente Parlamentar ESG na Prática visa a implementação de políticas públicas e práticas empresariais sustentáveis que favoreçam o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental. O movimento também tem como objetivos atrair investimentos, promover a melhoria da governança, reduzir desigualdades e melhorar as condições de vida das populações vulneráveis.
Medalha Kofi Annan
A comenda oficial é inspirada no legado visionário de Kofi Annan (1938-2018), o primeiro homem negro e africano a ser secretário-geral das Nações Unidas, cargo que exerceu por cerca de uma década, entre 1997 a 2006, impulsionando incansavelmente a sustentabilidade.
Em 2001, Annan recebeu o Prêmio Nobel da Paz, com a Organização das Nações Unidas, em reconhecimento a uma vida inteira de dedicação à promoção da paz, direitos humanos e desenvolvimento sustentável.
A honraria, autorizada pela família de Kofi Annan e homologada pela Kofi Annan Foundation, é outorgada pelo Instituto Global ESG, pelo movimento interinstitucional ESG na Prática e pela Frente Parlamentar ESG na Prática do Congresso Nacional.
Fonte: Reprodução/ Governo do Estado do Piauí - Notícias