Empreendimento da SPIC Brasil -

Governador participa de inauguração de Complexo Solar com capacidade para abastecer 550 mil casas

O governador Rafael Fonteles participou, nesta sexta-feira (7/06), no município de Brasileira, da inauguração do Complexo Solar Marangatu, empreendimento da SPIC Brasil, companhia chinesa que instala seu primeiro parque solar no Brasil. "É um parque gigante, somando as duas etapas, são mais de 700 MWp, consolidando ainda mais o protagonismo do Piauí na transição energética", disse.

Foto: Governo do Piauí

O parque inaugurado tem capacidade de gerar 446 MWp, o suficiente para abastecer, aproximadamente, 550 mil residências por ano. A instalação do empreendimento, de acordo com o governador, superou as expectativas com a geração de mais de 2 mil empregos diretos e indiretos, sendo 80% da mão de obra local.

Segundo o governador, a instalação de mais essa usina permite ao Piauí atrair indústria de produtos verdes, iniciando pela produção de hidrogênio verde, seguindo depois para produção amônia, metanol, siderurgia verde e fertilizantes verdes. Tudo isso faz parte da estratégia de industrialização do nosso estado", explica Rafael.

De acordo com o chefe do Executivo Estadual, esse processo de transição energética é semelhante ao que ocorre com a agroindústria, onde há, inicialmente, a produção de grãos e depois há a implantação de frigorífico e usina de biocombustível. "Do mesmo modo ocorre com a economia verde, inicia pela energia produzida com as usinas renováveis solar, eólica e hidroelétrica e depois segue para fase industrial. Então, o parque Marangatu, da SPIC Brasil, é mais um passo nessa direção", explica.

Foto: Governo do Piauí

"Com a Marangatu, a SPIC Brasil dá um importante passo na estratégia de crescimento em energia renovável no país. E é fundamental termos essa parceria com o Piauí, uma região que tem crescido na geração de energia com uso de fontes renováveis", afirma Adriana Waltrick, CEO da SPIC Brasil.

Fonte: Governo do Piauí

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco