
Fonteles apresenta parceria com Google para implementação obrigatória de educação em IA
Em evento realizado na BTG Pactual Brazil & The World Economy, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, anunciou um audacioso plano para a educação no estado. A partir do próximo ano, 100% dos alunos do ensino médio da rede pública do Piauí estudarão em tempo integral, com um foco especial no ensino técnico e na digitalização.
O governador explicou que todos os estudantes de 15 a 17 anos estarão envolvidos em um programa de nove horas diárias de ensino, que incluirá áreas promissoras como tecnologia da informação, energia verde e agropecuária técnica. Fonteles destacou a implementação de uma novidade: a educação obrigatória em inteligência artificial (IA) nas escolas de ensino médio, fruto de uma parceria com o Google.
"Implementamos agora uma novidade importante que é o ensino de digitalização e inteligência artificial obrigatório na Escola de Ensino Médio. Fizemos uma parceria com o Google, 120 mil alunos estudando IA nas plataformas do Google. Acho que isso vai ser um diferencial muito grande", afirmou Fonteles.
Ele ressaltou a importância de preparar os estudantes para as mudanças que as profissões irão enfrentar no futuro, destacando a criação de uma Secretaria de Estado dedicada à inteligência artificial.
Fonteles mencionou que este movimento se inspira em modelos educacionais de sucesso, como os da Coreia do Sul e Singapura, países que alcançaram notáveis avanços tecnológicos e educacionais. Ele acredita que esses ganhos de produtividade serão fortemente associados ao "choque educacional e tecnológico" promovido no Piauí.
"Nossa meta é que 100% dos alunos da rede pública já estudem nesse modelo. Com certeza, as próximas gerações viverão em um Piauí totalmente avançado e digital", afirmou.
Fonte: Reprodução/ Instagram