Transporte público -

Fábio Novo conhece iniciativas inovadoras para implantar no plano de governo

O deputado estadual e pré-candidato à Prefeitura de Teresina, Fábio Novo, visitou, nessa semana, empresas e órgãos que cuidam da gestão do transporte público em São Paulo e Curitiba. A ideia é conhecer a realidade dos grandes centros e adaptar as ideias para Teresina. “Foi uma semana de experiências enriquecedoras. Tivemos a oportunidade de entender a logística do transporte público, os investimentos e a importância do uso da tecnologia. Vimos o quanto é possível melhorar o transporte público de Teresina nos espelhando nesses grandes exemplos, reconhecidos internacionalmente”, diz. 

Em São Paulo, Fábio visitou o Centro de Operações SP Trans, uma das maiores em empresas de transporte coletivo do mundo, responsável pelo gerenciamento de 13 mil ônibus. “A frota é 100% monitorada, sendo que, 90% dos ônibus têm ar-condicionado e 80% têm wi-fi. Com investimentos em tecnologia e educação, a população sai ganhando. Hoje um passageiro não espera mais de 10 minutos pelo seu ônibus”, explica Fábio Novo. 

As visitas foram acompanhadas por técnicos de Teresina, o gestor de tráfego Marcos Lira e o engenheiro de trânsito José Falcão. A segunda agenda foi na Companhia de Engenharia de Tráfego – CET. “Conhecemos o impacto das faixas exclusivas para motos que zeraram as mortes em 86 km de avenidas da maior capital do país”. 

De São Paulo o grupo seguiu para Curitiba, no Paraná, onde visitaram o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba – IPPUC, inspiração internacional em pesquisa, planejamento e gestão urbana. Em seguida foi a vez de visitar a empresa URBS (Urbanização de Curitiba S/A) que administra equipamentos e espaços públicos, além do sistema de transporte da cidade. 

A última parada foi em Brasília, nessa quinta-feira (08/02), onde Fábio Novo, juntamente com o deputado federal Francisco Costa e o secretário estadual de Cultura, Carlos Anchieta, foi recebido pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. “Discutimos as solicitações de várias obras para vários municípios piauienses, incluindo a nossa capital Teresina. O ministro se comprometeu a nos ajudar na execução de projetos na área da saúde, educação, cultura e mobilidade urbana”, conclui Fábio Novo.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco