Esther Dweck destaca avanços em contratações públicas e transformação digital do Estado
Nesta quarta-feira (11/09), a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, participou da cerimônia da Nova Indústria Brasil - Missão 4: Indústria e Revolução Digital no Palácio do Planalto, em Brasília. Ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Dweck celebrou a sanção do Projeto de Lei nº 13/2020, que visa aprimorar a política industrial para os setores de semicondutores e tecnologias da informação.
O novo programa de digitalização da indústria brasileira contará com um investimento de R$ 186,6 bilhões. Dweck destacou a importância da colaboração entre o setor público e privado para o desenvolvimento industrial. "É essencial que Estado e empresas trabalhem juntos para alcançar um grande desenvolvimento", afirmou a ministra.
Dentre as novas iniciativas, foi destacada a criação da Comissão Interministerial de Contratações Públicas para o Desenvolvimento Sustentável (CICS). A comissão utilizará o poder de compra do Estado para promover políticas como o Nova Indústria Brasil (NIB), priorizando produtos e serviços nacionais.
Dweck também ressaltou a importância da Carteira de Identidade Nacional (CIN), que já possui quase 12,2 milhões de emissões, e a criação da Infraestrutura Nacional de Dados (IND), que visa integrar e potencializar informações para melhorar serviços públicos e reduzir fraudes.
O evento incluiu a apresentação das metas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI) para 2026 e 2033, destacando a nova política industrial que busca aprimorar a competitividade da indústria brasileira e fomentar o desenvolvimento nacional.
Fonte: Reprodução/ Agência Gov