Comitiva piauiense segue na Europa -

Empresa belga manifesta interesse no projeto da maior usina de hidrogênio verde piauiense

O governador Rafael Fonteles apresentou, nesta segunda-feira (20), à empresa belga Jan De Nul, os detalhes do projeto Green Energy Park Piauí, a maior usina de hidrogênio verde do mundo, que será construída em Parnaíba a partir de 2024. O presidente da Jan De Nul, J.P.J. De Nul, recebeu a comitiva piauiense e Bart Biebuyck, CEO da Green Energy, na sede da empresa, na cidade de Aalst, na Bélgica.

Foto: DIVULGAÇÃO

A Jan De Nul é referência em engenharia marinha, dragagens e energia eólica offshore. A empresa manifestou interesse em ser parceira do projeto que será implementado no Piauí pela Green Energy. “Apresentamos o potencial do Piauí na área da transição energética e capacidade de produção de energia limpa, e conhecemos também o processo interno aqui da Jan De Nul. Vem mais investimentos aí pela frente”, afirmou o governador. 

Em seguida, eles realizam uma visita técnica às dependências da empresa. A Jan de Nul é uma organização familiar belga, com sede financeira em Luxemburgo, que presta serviços relacionados à construção e manutenção de infraestrutura marítima em âmbito internacional. Seu principal foco é a dragagem (incluindo outras formas de engenharia marinha), que representa 85% de seu faturamento. Outras áreas incluem engenharia civil e tecnologia ambiental. 

Foto: DIVULGAÇÃO

A Jan de Nul tem uma frota de 75 embarcações, incluindo 14 dragas de sucção e corte, 28 dragas de sucção e recalque, 20 barcaças de divisão, seis dragas de retroescavadeiras, um navio de recuperação de óleo, cinco navios de instalação de rochas e um navio de instalação de cabos em construção. Isso inclui o Cristobal Colon, lançado em 2008, e a maior draga do mundo com capacidade de 46.000m³. Ele pode dragar até uma profundidade de água de 155m.

Alguns dos principais projetos realizados em parte ou totalmente pela Jan de Nul incluem o projeto de expansão do Canal do Panamá, o projeto de melhoria do Porto de Bridgetown, a expansão do Porto Botany, o Projeto de Causa e Ilha do Campo Manifa, na Arábia Saudita, a ilha artificial Palm Jebel Ali, em Dubai, e a adjacente Dubai Waterfront. O projeto de expansão do Porto de Takoradi, em Gana. Em 2020-21, o Grupo Jan De Nul instalou um cabo interconector de energia ao longo de uma distância de 135 km e até 1 km de profundidade no mar, conectando à Ilha de Creta, com a Grécia Continental.

Fonte: Governo do Estado

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco