Encontro em Brasília -

Em reunião com Franzé, ministro do desenvolvimento promete melhorar o funcionamento das APAEs

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado Franzé Silva (PT), participou em Brasília, na quarta-feira (24), de reunião com o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, para resolver a questão dos repasses de recursos para as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e minimizar os danos causados às famílias que dependem dos atendimentos.

Foto: Ascom MDSMinistro Wellington Dias promete estruturar e melhorar o funcionamento das APAEs
Ministro Wellington Dias promete estruturar e melhorar o funcionamento das APAEs


Franzé Silva citou a situação da Apae em Teresina, que teve suspensos os convênios com a Prefeitura em 2022 e passou a enfrentar sérias dificuldades para se manter.

“Na maior parte das vezes, a gente conta com o voluntariado que ajuda as entidades a sobreviverem. Em Teresina, há uma grande quantidade de pessoas vulneráveis buscando atendimento”, observa o parlamentar, ressaltando que busca aproximar o governo federal da realidade e necessidades da população.

Foto: ASCOM MDS



“Eu assumi o compromisso com elas [Apaes e outras entidades filantrópicas] de dialogar com o Governo Lula, para entender como está sendo pensado o repasse para elas, por conta do desmonte que o governo Bolsonaro fez”, explica Franzé.

O ministro Wellington Dias garantiu que está sendo examinada com atenção a atual situação das Apaes e entidades filantrópicas e que o MDS estuda uma política nacional de saúde suplementar para um maior apoio a essas instituições.

“Aqui no Ministério, a gente é o executor, vamos trabalhar a parte de equipamentos para estruturar e melhorar o funcionamento. Aqui a gente trabalha diretamente com o município, com política social de assistência e tem um regramento que através de entidades fazemos investimentos”, assinalou Wellington Dias.

O deputado Franzé acrescenta que será elaborado projeto sobre a melhor forma de trabalhar o investimento em equipamentos e repasses de receitas.

Foto: ASCOM MDS


 

Fonte: Assessoria parlamentar, com informações de Malu Souza/Ascom Unale

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco