
Em pronunciamento, Lula reafirma responsabilidade fiscal: "Aprendi a não gastar mais do que ganho"
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um pronunciamento em rede nacional de rádio e TV neste domingo (28/07), começando às 20h30 no horário de Brasília. Além de um balanço das ações de seu governo, que completou um ano e meio, Lula afirmou que não abrirá mão da responsabilidade fiscal.
"Não abrirei mão da responsabilidade fiscal. Entre as muitas lições de vida que recebi de minha mãe, dona Lindu, aprendi a não gastar mais do que ganho. É essa responsabilidade que está nos permitindo ajudar a população do Rio Grande do Sul com recursos federais. Aprovamos uma reforma tributária que vai descomplicar a economia e reduzir o preço dos alimentos e produtos essenciais, inclusive a carne", afirmou o presidente.
Mais cedo, em publicação nas redes sociais, o presidente anunciou que o pronunciamento seria para "conversar sobre os rumos do Brasil".
Este foi o quarto pronunciamento em rede nacional de rádio e TV que Lula faz desde o início de seu terceiro mandato, em janeiro de 2023.
Lula também destacou a importância da reunião do G20, que será realizada no Rio de Janeiro. "Em novembro, vamos sediar a reunião de cúpula do G20, o grupo das economias mais importantes do mundo. Vamos colocar no centro do debate internacional a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Não podemos nos calar diante de um drama que afeta a vida de 733 milhões de homens, mulheres e crianças em todo o mundo", afirmou.
"Para tornar o mundo mais justo, estamos levando para o G20 a proposta de taxação dos super-ricos, que já conta com a adesão de vários países", completou.
Ainda neste domingo, Lula viajou de Brasília para São Paulo. A agenda pública do presidente não especificou o compromisso na capital paulista. O Palácio do Planalto informou apenas que se trata de uma "agenda pessoal" do presidente, não relacionada a questões de saúde, mas não deu detalhes do que Lula faria em São Paulo.
Fonte: Com informações do G1