Solenidade -

Dr Pessoa entrega as unidades habitacionais para famílias que foram atingidas pelas chuvas

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, acompanhado da secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (SEMDUH), Tatiana Guerra, participaram na manhã desta segunda-feira (13/05), da solenidade de entrega das primeiras casas do Residencial Leonel Brizola, na zona Norte da capital. As unidades habitacionais foram construídas com recursos oriundos de financiamento junto ao Banco do Brasil, no valor total de R$ 5,6 milhões.

Foto: Dantércio Cardoso/SEMCOM

Esta iniciativa demonstra o compromisso da Prefeitura de Teresina, por meio da SEMDUH em parcerias com outras secretarias e SAAD/Norte, onde foi criado o Comitê Municipal de Prevenção aos Desastres (COMPRED), e instituído o Comando de Operações Emergencial de Incidentes (COEI), com a missão de atender às famílias atingidas pelas chuvas.

“Estamos aqui entregando as primeiras casas do sonhado Residencial Leonel Brizola, um trabalho não só da SEMDUH, SAAD/Norte, mais de todas as secretarias que se envolveram, quando a gente une forças, conseguimos realizar com mais facilidade o sonho dessas pessoas com a casa própria, inclusive sem cobrança de nenhuma taxa”, destacou o prefeito Dr. Pessoa exaltando a importância da parceria.

A Secretária da SEMDUH, Tatiana Guerra, falou que esse momento é a resposta que a população estava esperando do poder público. “O Conjunto Residencial Leonel Brizola significa uma resposta da gestão às famílias que foram desabrigadas em 2021, e que estão nessa longa espera, em abrigos, esperando pelo seu novo lar. E hoje a Prefeitura concretiza esse sonho, que faz a entrega de 24 unidades habitacionais. E acreditamos que logo no prazo de até 90 dias, faremos a entrega das outras unidades, a equipe juntamente com a construtora tem se empenhado o máximo para que elas sejam entregue até em até dois meses” enfatizou.

Foto: Dantércio Cardoso/SEMCOM

O momento da entrega foi marcado pela presença da família contemplada. Uma ocasião de celebração e emoção, que representa um passo significativo na garantia do direito à moradia digna para as famílias teresinenses.

Para uma das contempladas, Elisete dos Santos, dona de casa e mãe de dois filhos, a emoção tomou de conta ao receber as chaves da mão do prefeito. “Luto por isso há muitos anos e hoje é a vitória, só tenho a agradecer”, contou. “O sonho de todos é ter uma casa própria e só tenho a agradecer ao prefeito Dr. Pessoa e todos que ajudaram a realizar esse sonho”, completou.

Uma das lideranças da região, o pastor Edgar Moreira, falou da luta e de hoje está recebendo sua moradia. “A nossa luta iniciou em 2021 com a cheia do Rio Poti, onde 70 famílias aqui do Lindalma Soares perderam as suas casas e também a sua dignidade. Desde então, a Prefeitura de Teresina, vem nos dando suporte, o apoio e o acolhimento. Então, são três anos e meio morando em colégios, morando em abrigos, morando em casas sociais, ou seja, uma luta. Muitas vezes não tivemos o que comer mas quando você almeja alguma coisa lá na frente, a palavra diz que não existe vitória sem luta, então nós passamos por um período de três anos e meio onde que apenas os fortes sobreviveram”, falou emocionado o pastor.

Fonte: PMT

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco