
Direitos humanos, transição energética e economia digital marcam agendas de Lula na Europa
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca em uma série de agendas internacionais, com destaque para sua participação no Fórum Inaugural da Coalizão para Justiça Social da OIT, em Genebra, e na Cúpula do G7, na Itália.
Participação no fórum inaugural da coalizão para justiça social
Lula se juntará ao diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Gilbert Houngbo, na co-presidência da Coalizão para Justiça Social, onde serão discutidas questões cruciais como enfrentamento das desigualdades sociais, direitos trabalhistas e humanos, expansão da capacidade produtiva e promoção do trabalho decente. O evento contará com apresentações de iniciativas e projetos dos países participantes, seguidos por três painéis focados na resiliência das sociedades, coerência de políticas econômicas e sociais, e diálogo social para a prosperidade.

Participação na cúpula do G7
Convidado pela primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, Lula participará da Cúpula do G7, onde apresentará suas visões sobre temas como inteligência artificial, energia, África e Mediterrâneo. O presidente compartilhará os objetivos brasileiros relacionados à economia digital, transição energética e promoção da paz, destacando também a Presidência brasileira do G20 e a Aliança Global Contra a Fome. A presença do Papa Francisco e do presidente da União Africana, Ould Ghazouani, enriquecerá as discussões sobre esses temas cruciais.
Reuniões bilaterais e perspectivas futuras
Além de sua participação nos eventos principais, o presidente Lula terá reuniões bilaterais importantes com líderes globais, incluindo o Papa Francisco, o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, e a presidenta da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. Essas reuniões visam fortalecer laços e discutir estratégias colaborativas para desafios globais.
Fonte: Reprodução/Agência Gov