
Diálogos pelo Piauí movimenta Campo Maior com ações do Governo e palestra da diretora Ingrid Persi
O Governo do Estado do Piauí iniciou, nesta sexta-feira (16/05), a terceira edição do Diálogos pelo Piauí, no Território dos Carnaubais, com foco em escuta ativa, capacitação e oferta de serviços públicos para a população. O município de Campo Maior foi o anfitrião das atividades, que começaram com uma série de oficinas e palestras realizadas na sede da APAE, no bairro Lourdes.
Com o envolvimento de diversas secretarias estaduais, a iniciativa tem como objetivo aproximar o governo das comunidades, levando informação, qualificação e acesso a políticas públicas em áreas estratégicas. As capacitações são abertas ao público e envolvem temas como Cadastro Único, Direitos Humanos, saneamento básico, captação de recursos via leis de incentivo e políticas culturais, além do protocolo de apoio a mulheres em situação de violência.
Entre os destaques do evento, a Secretaria de Cultura do Estado (Secult) levou uma equipe especializada para orientar os fazedores de cultura sobre os instrumentos de apoio e incentivo disponíveis. A diretora de Cultura do Estado, Ingrid Persí, foi uma das palestrantes e ressaltou a importância de democratizar o acesso às políticas culturais.
“O Diálogos pelo Piauí é o Governo do Estado mais próximo das pessoas. A Secult não poderia ficar de fora. Estamos aqui trazendo oportunidades para quem já participa e, principalmente, para quem ainda não participa. Apresentamos oCAC (Sistema de Cadastro da Cultura), o SIEC, a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), o edital do Patrimônio Vivo e várias outras ações. Queremos que todos os territórios tenham acesso a essas oportunidades”, afirmou Ingrid.
A programação segue neste sábado (17), com a Feira de Serviços das 8h às 17h, na Praça Valdir Fortes. Serão ofertados atendimentos gratuitos como emissão de documentos, vacinação, assistência em saúde e cursos profissionalizantes. No mesmo dia, das 8h às 13h, no Patronato Nossa Senhora de Lourdes, acontecem as Oficinas de Revisão do Plano Plurianual (PPA). Às 15h, o governador Rafael Fonteles participa de uma Plenária com a população, promovendo o diálogo direto com os moradores da região.