Incorporação SUS -

Comissão vai debater acesso aos medicamentos de combate ao câncer no SUS

A Comissão Especial sobre combate ao Câncer no Brasil realiza audiência pública nesta quarta-feira (30/11) para discutir o atraso na disponibilização dos medicamentos pelo Sistema Único de Saúde, após incorporação dos mesmos ao SUS.

Foram convidados para a audiência, entre outros, o defensor público da União Gabriel Oliveira; a fundadora da Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília, Joana Jeker; e a representante do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) Eliana Dourado. Confira a lista completa.

O deputado Weliton Prado (Pros-MG), um dos autores do pedido de audiência, disse que um dos grandes entraves no enfrentamento ao câncer no Brasil é o financiamento do SUS.

"Apesar de ser um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo e garantir o acesso universal dos pacientes, sem discriminação, o SUS precisa de grandes e esperados avanços emergenciais, como atualização nos valores pagos para cada ciclo de tratamento de diferentes neoplasias e incorporações de novos procedimentos, medicamentos e tratamentos, razão pela qual o tema precisa ser discutido por esta comissão", disse o deputado.

Hora e local

O debate será realizado às 14 horas, no plenário 6.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Comentários