Prejuízo estimado em bilhões · 25/08/2019 - 10h30

Comissão de Agricultura discutirá o contrabando de agrotóxicos


Compartilhar Tweet 1



O contrabando de agrotóxicos será debatido pela Comissão de Agricultura (CRA) nesta quarta-feira (28/08). A iniciativa é da senadora Soraya Thronike (PSL-MS). Segundo ela, o contrabando de defensivos agrícolas gera um prejuízo estimado em bilhões de reais.

— O contrabando e descaminho de mercadorias, entre elas os defensivos agrícolas, representa para a indústria e para a arrecadação nacional perdas de aproximadamente R$ 20 bilhões anuais, justificou a senadora sul mato-grossense.

Soraya afirma que, segundo um estudo do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (Idesf) feito no Brasil e nos países vizinhos, o contrabando de agrotóxicos cresce vertiginosamente, com a organização das quadrilhas.

Foram convidados para o debate um representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Guilherme Leal; da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem; do Sindicato Nacional da Agricultura de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), Andreza Martinez; o superintendente da Polícia Federal no Paraná, Luciano Flores de Lima; o superintendente da Polícia Federal no Mato Grosso do Sul, Alexandre da Silveira Isbarrola ; o ex-superintendente da Polícia Federal no Mato Grosso do Sul, Cleo Matusiak Mazzotti; o superintendente Regional da Polícia Rodoviária Federal no Mato Grosso do Sul, Luiz Alexandre Gomes da Silva; e o superintendente do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (Idesf), Luciano Stremel Barros.


Fonte: Agência Senado

Comentários