Com a presença do deputado federal Jilmar Tatto, Fábio Novo participa de plenária sobre Tarifa Zero
O candidato a prefeito de Teresina e deputado estadual Fábio Novo realizou, no início da tarde desta segunda-feira (02/09), uma plenária sobre o projeto Tarifa Zero, proposto em seu plano de governo. O evento contou com a presença dos deputados federais Jilmar Tatto e Merlong Solano, que fazem parte da Frente Parlamentar da Tarifa Zero no Congresso Nacional.
A Frente Parlamentar da Tarifa Zero busca promover a adoção de políticas de transporte público gratuito. Em agosto, Jilmar Tatto, que coordena a Frente, lançou um estudo que reúne informações sobre a proposta, desde a legislação que já está em vigor, como também as propostas em discussão no Congresso, com depoimentos de especialistas e dados da experiência de transporte gratuito em 116 municípios brasileiros que já adotaram a medida.
“O transporte coletivo é para todos, pobres e ricos. Felizmente, é um debate que está acontecendo em todo o país. Nas cidades em que implantamos o Tarifa Zero, a população se apropriou da cidade, principalmente na região central. O comércio melhorou as vendas em torno de 30%. Torço para que Teresina seja a primeira capital do Tarifa Zero”, destacou o deputado federal Jilmar Tatto.
Na apresentação do projeto, Tatto destacou exemplos de cidades que aderiram ao Tarifa Zero, como o município de Caucaia (CE), que teve um aumento de 72 mil passageiros circulando na cidade e 25% de aumento nas vendas do comércio. Ao todo, fazem parte da Frente Parlamentar 187 deputados federais, como o deputado federal Merlong Solano, que também destacou a importância da gratuidade do transporte público.
“Nós defendemos a universalização do transporte público eficiente, que chegará ao apogeu com a tarifa zero para valorizar o transporte coletivo. As cidades estão investindo muito dinheiro para viabilizar o transporte individual e isso não melhora a qualidade de vida da cidade, porque o número de veículos individuais é cada vez maior. A solução é fortalecer o transporte público”, acrescentou Merlong Solano.
A Tarifa Zero é uma das principais propostas do plano de governo de Fábio Novo. O projeto promoverá a inclusão social, o estímulo à economia local, a redução no tráfego e poluição, melhorando a saúde pública, fortalecendo a coesão social e facilitando a gestão, além de atrair investimentos.
“A Tarifa Zero é uma realidade. Eu estudei cidades que tiveram esse projeto implantado e, por isso, o incluí em nosso plano de governo. A ideia é que, no primeiro ano de governo, coloquemos mais ônibus para rodar, já no segundo ano, implantemos tecnologia, começando a mudança da frota, inclusive com ônibus elétricos e, até o quarto ano, a gratuidade”, finalizou Fábio Novo.