Formação educacional de surdos -

CMT debate lei que garante o uso de libras em cursos preparatórios

O vereador Venâncio Cardoso (PP), subiu à tribuna da Câmara Municipal de Teresina, na manhã desta terça-feira (07/11), para falar sobre a formação educacional de surdos na capital. O debate que foi levantado no último domingo através da prova de Redação do Enem 2017, já havia sido tema de preocupação do vereador, tanto que há uma Lei de sua autoria que beneficia a educação de surdos na capital aprovada recentemente.

Na penúltima semana do mês de outubro, o vereador conseguiu aprovar por unanimidade uma Lei que trata sobre o atendimento de alunos deficientes auditivos em cursos preparatórios. A lei quer garantir que estudantes surdos possam concorrer a uma vaga na universidade, ou concurso, em igualdade com seus concorrentes, através do uso da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) em sala de aula. 

De acordo a Lei, as instituições de ensino que preparam alunos para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ou para o ingresso em outras faculdades, passariam a oferecer obrigatoriamente aulas que atendessem pessoas com esse tipo de deficiência.

Além disso, depois de sancionada pelo prefeito Firmino Filho, a Lei iria garantir o atendimento através de tradução simultânea para LIBRAS, por profissionais habilitados ou outro meio audiovisual que permita o acompanhamento das aulas.  

De acordo com Venâncio, a Câmara Municipal se mostra a frente, quando aprova uma Lei nesse sentido. “Foi muito importante a Câmara aprovar por unanimidade a Lei que garante um interprete de Libras em cursos preparatórios do Enem, dias antes do assunto tomar grande repercussão por causa do tema da prova de Redação do Enem. Isso mostra que a Câmara anda em consonância com a sociedade”, disse.

Fonte: CMT

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco