Pacto pelas Crianças -

Carretinha da Saúde apresenta ações a gestores municipais durante evento em Teresina

A Carretinha da Saúde, serviço que levará consultas e exames para as crianças em todas as regiões do Piauí, está sendo apresentada aos prefeitos piauienses durante o Congresso das Cidades, evento que iniciou, nesta segunda-feira (5), em Teresina. A ação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) integra o Pacto Pelas Crianças do Piauí.

O pacto tem ações nas áreas da saúde, educação e assistência social. A Carretinha da Saúde ficará exposta das 15h às 22h, de 5 a 7 de junho, no estacionamento do Teresina Shopping. Esta é uma oportunidade dos prefeitos e demais gestores municipais, além de toda a sociedade, de conhecer o veículo e os serviços de odontologia e oftalmologia que serão levados às crianças.

Foto: ASCOM

“A presença do Pacto Pelas Crianças do Piauí no Congresso das Cidades é uma oportunidade de demonstrarmos as ações que estão sendo implantadas pelo programa em parceria com as secretarias. Os gestores municipais estarão presentes ao evento e esperamos que eles conheçam melhor o projeto e pactuem, para que essas ações possam chegar aos 224 municípios”, disse a primeira-dama do Estado e coordenadora do pacto, Isabel Fonteles.

A Carretinha da Saúde terá atendimentos simultâneos das especialidades por meio de uma demanda pactuada com as Secretarias da Saúde dos municípios. Nas consultas oftalmológicas, haverá fornecimento de óculos, quando necessário. Também serão fornecidas consultas e exames audiométricos. Para 2023, são esperados 19.500 atendimentos. Em 2024, esse número deve saltar para 39 mil atendimentos. Até 2026, 136 mil crianças devem ser assistidas pelo serviço.

“Convidamos os gestores que venham conhecer nossa Carretinha, que levará serviços de saúde especializados para nossas crianças, por meio de ações pactuadas entre os agentes públicos dos diferentes entes federativos”, destaca a superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos.

O investimento no serviço estimado para este ano chega a quase R$ 1 milhão, valor que deve dobrar em 2024. Até 2026, devem ser investidos R$ 6,6 milhões. Todo o recurso é do Tesouro Estadual.

Foto: ASCOMCarretinha da Saúde apresenta ações a gestores municipais durante evento em Teresina
Carretinha da Saúde apresenta ações a gestores municipais durante evento em Teresina

Fonte: Governo do Estado

Comentários

Trabalhe Conosco