Solenidade no TRT-PI -

Carmelina Moura toma posse como nova procuradora-geral de Justiça

Tomou posse, nessa sexta-feira (12), em sessão solene do Colégio de Procuradores, realizada no auditório Serra da Capivara, na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (PI), a nova procuradora-geral de Justiça do Estado do Piauí, a promotora de Justiça Carmelina Maria Mendes de Moura. A cerimônia foi presidida pelo então Procurador-Geral de Justiça, Cleandro Alves de Moura.

Carmelina Moura disputou a indicação de seu nome com mais 3 candidatos, em eleição realizada entre os membros do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), dos quais os três mais votados compuseram a lista enviada ao governador Wellington Dias, a quem, pela Lei, coube a escolha.

A nova procuradora-geral, para o biênio 2019-2021, destaca que o MPPI deve trabalhar com mais atenção à justiça resolutiva por meio dos grupos de autocomposição. “Nós buscaremos soluções das demandas por meio de instrumentos de autocomposição e evitaremos a judicialização dos procedimentos”, destacou Carmelina Moura.

Cerimônia

A cerimônia teve início com a entrada da procuradora-geral nomeada conduzida pelos Procuradores de Justiça Luís Francisco Ribeiro e Catarina Gadelha Malta Moura Rufino, e pela Promotora de Justiça Cléia Cristina Pereira Januário Fernandes, e seguiu com a execução dos Hinos Nacional Brasileiro e do Piauí pelo Coral “Vozes do MP”. Em seu pronunciamento, o Governador Wellington Dias, destacou a competência da empossada. “Carmelina tem total confiança dos piauienses. Com a sua competência e sua capacidade irá fazer o melhor pelo Ministério Público do Piauí. Em nome dos piauienses, desejo sorte nesta caminhada”, disse.

O ex-procurador-geral de Justiça Cleandro Moura apresentou ao público um balanço da última gestão e desejou sucesso para a nova PGJ. “Desejamos que os avanços prossigam. Tenho certeza que ela saberá investir ainda mais e valorar a nossa instituição”, ressaltou.

O cortejo do Colégio de Procuradores de Justiça e a imposição das vestes talares na empossanda foram momentos marcantes durante a solenidade. A leitura do termo de posse de Carmelina Moura no cargo de procuradora-geral de Justiça foi realizada pela procuradora de Justiça Martha Celina de Oliveira Nunes. O corpo funcional da instituição ministerial, constituído por seus membros, servidores, estagiários e colaboradores terceirizados, expressaram seus agradecimentos pelo comprometimento de Cleandro Moura através da entrega de uma placa-homenagem.

O cargo foi transmitido oficialmente para a nova Procuradora-Geral de Justiça, por meio da assinatura do termo de posse. Carmelina Moura fez o juramento e se comprometeu a cumprir bem e fielmente a Constituição e as leis.

Autoridades federais, estaduais, municipais e de diversos órgãos estavam presentes. Compuseram a mesa de honra: o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Themístocles Filho; o presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União, e procurador-geral de Justiça do Estado do Mato Grosso do Sul, Paulo Cézar dos Passos; o procurador de Justiça do Estado do Acre, Oswaldo D'Albuquerque; o chefe de gabinete da Corregedoria Nacional do Ministério Público, promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte, Rinaldo Reis Lima; Representando o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, o desembargador Haroldo Oliveira Rehem; o corregedor geral do Ministério Público do Piauí, o procurador de Justiça Luís Francisco Ribeiro; a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região, a desembargadora Liana Chaib; Representando o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, o juiz auxiliar da Presidência e da Corregedoria da instituição, Ítalo Márcio Gurgel de Castro; o Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, conselheiro Abelardo Pio Vilanova e Silva; Representando o procurador-chefe da Procuradora Regional da República no Piauí, procurador-chefe substituto, Israel Gonçalves Santos Silva; o procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho, Ednaldo Rodrigo Brito da Silva; o procurador geral do Ministério Público de Contas, Leandro Maciel do Nascimento; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Piauí, Celso Barros Coelho Neto; o defensor público geral do Estado do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis; representando a Câmara Municipal, o vereador de Teresina Aluísio Sampaio; o presidente da Associação Piauiense do Ministério Público, procurador de Justiça Hugo de Sousa Cardoso; o presidente do Sindicato dos Servidores do Ministério Público, José Arimatéa Marques Arêa Leão Costa;

Após o encerramento da sessão, foi oferecido um coquetel comemorativo, com a participação da cantora piauiense Soraya Castelo Branco.

 

Fonte: MP-PI

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco