Mudanças benéficas · 11/10/2018 - 09h34 | Última atualização em 11/10/2018 - 10h41

Átila Lira destaca renovação da Câmara Federal e do Senado


Compartilhar Tweet 1



Nestas eleições, o índice de renovação na Câmara alcançou 47,37%, segundo cálculo da Secretaria-Geral da Mesa. O levantamento apontou a eleição de 243 deputados de primeiro mandato e a reeleição de 251 deputados, de um total de 444 candidatos à reeleição. Segundo a secretaria, 56,5% dos deputados que se candidataram à reeleição foram reeleitos. Também foram eleitos 19 ex-deputados de legislaturas anteriores (3,7%).

O PT foi o partido que mais reelegeu deputados. Dos 56 deputados eleitos ontem, 40 foram reeleitos, seguido por PMDB (25 reeleitos), PP (23), PR (22), PSD (20), DEM (19), PSDB (16), PSB (14), PDT (14) e PRB (11). As demais legendas reelegeram menos de 10 deputados.

No Piauí, o deputado federal Átila Lira (PSB) foi o único representante da oposição no Estado que conseguiu a reeleição na Câmara Federal. Ele disse ter enfrentado uma eleição “extremamente difícil” e lamentou pela derrota dos aliados Wilson Martins e Rubem Martins, ambos do PSB. 

Nestas eleições, o Senado teve um dos maiores índices de renovação de sua história. Isso significa que, das 54 cadeiras em disputa, apenas oito serão ocupadas por senadores reeleitos. As outras 46 serão ocupadas por novos senadores. Átila Lira vê a renovação da Câmara e do Senado com bons olhos.

“Acho benéfica a renovação que houve no Congresso, principalmente a do Senado que renovou 85% dos seus membros. O Senado tem sido uma casa conservadora sobre as reformas, então gostei das duas mudanças” declara o deputado. 
Átila também afirmou que no seu novo mandato será a favor das mudanças e apóia a atualização do atual sistema eleitoral.

“Precisamos de uma mudança política que possa democratizar o processo eleitoral. Temos que evitar que governador e prefeito possam disputar eleições enquanto estão no cargo. Também devemos limitar o número de eleições de deputado. Eu sou um deputado que já foi eleito várias vezes, mas vou votar pela redução do número de vezes que deputados podem ser eleitos. Nós temos que tirar privilégios de fortalecimento de alguém que está no poder” afirma Átila.


Fonte: Égide Comunicação

Comentários