
Assembleia Legislativa do Piauí concede Título de Cidadania Piauiense ao presidente do IPHAN
A Assembleia Legislativa do Piauí outorgou, nesta quarta-feira (12/03), o Título de Cidadania Piauiense ao presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Leandro Grass Peixoto. A solenidade foi presidida pelo 1º secretário da Mesa Diretora, deputado Wilson Brandão (Progressistas), e contou com a presença de autoridades, familiares e amigos do homenageado.
O proponente da honraria, deputado Fábio Novo (PT), destacou que a homenagem é uma forma de agradecer aos relevantes serviços prestados. “O Leandro tem sido um parceiro do Piauí na valorização do que temos de mais sagrado: a cultura. [...] A valorização do patrimônio cultural é a chave que abre as portas para o desenvolvimento social, histórico, econômico, cultural, e fortalece nossas raízes e nossa identidade”, disse Fábio Novo.
O parlamentar citou contribuições do IPHAN ao estado, como a parceria com a Universidade Federal do Piauí para produção de pesquisa que subsidia o registro dos batuques das comunidades negras e quilombolas piauienses como patrimônio cultural do Brasil, e a realização de eventos como o Fórum de Cordel e Repente do Piauí; Fórum Regional da Cajuína e o Fórum de Cultura Popular do Piauí, além da inscrição da Chapada do Araripe na lista indicativa da Unesco de locais que podem se tornar patrimônio mundial cultural.
Em seu discurso, Leandro Peixoto relembrou a temporada que viveu no município de Esperantina. “Essa experiência mudou a minha vida, consolidou a certeza de que o meu lugar é junto do povo”, disse. Agradeceu pela honraria recebida, desejando que o legislativo piauiense “continue com as portas abertas para receber a cultura popular, colocando o orçamento a serviço das pessoas que mais precisam”.
A mesa de honra contou com a presença do suplente de senador José Amauri; do conselheiro federal da OAB Sigifroi Moreno; e da superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Piauí, Teresinha Ferreira.
