Maioria de candidatos a Vereador -

Aplicativo Pardal registra mais de 64 mil denúncias de propaganda eleitoral irregular Na reta final

Na reta final da campanha eleitoral, o aplicativo Pardal, da Justiça Eleitoral, já registrou mais de 64,6 mil denúncias de propaganda irregular nas ruas e na internet. A ferramenta, destinada ao uso dos eleitores, permite o envio de relatos sobre possíveis ilegalidades durante o período de campanha. Com informações da Bnews.

Foto: REPRODUÇÃO/ TSEaplicativo pardal

A maior parte das denúncias envolve candidatos ao cargo de vereador, totalizando mais de 34,6 mil casos. Para a disputa de prefeito, o número de denúncias chega a 17,3 mil. Partidos, coligações e federações foram alvo de 12,2 mil reclamações.

Entre os principais tipos de irregularidades relatadas, 15% envolvem a propaganda eleitoral na internet, enquanto 20% dizem respeito ao uso de bens públicos para publicidade. Outros 20% referem-se a banners, cartazes e faixas, e 5% se referem a outdoors.

São Paulo lidera o ranking com mais de 12,5 mil denúncias, seguido por Minas Gerais, com cerca de 9,2 mil, e Rio Grande do Sul, com 6,4 mil registros.

O Pardal é uma ferramenta criada pela Justiça Eleitoral para facilitar a denúncia de infrações eleitorais, encaminhando os casos ao juiz eleitoral competente. O aplicativo também orienta o usuário sobre o que constitui propaganda irregular antes de registrar uma denúncia. Já os casos de desinformação são tratados pelo Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral, enquanto crimes eleitorais são encaminhados ao Ministério Público Eleitoral.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco