Municípios - PI

Combate ao abuso infantil · 18/05/2022 - 15h18

Simões vai às ruas contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes


Compartilhar Tweet 1



O ‘Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes’, celebrado nesta quarta-feira, 18 de maio, foi marcado por uma caminhada pelas ruas da área central da cidade de Simões. Essas informações são do CidadesnaNet.com

Promovida pelo Governo Municipal, a passeata é parte das atividades da campanha Maio Laranja, e teve a participação de alunos de escolas da rede pública de ensino, autoridades, membros de entidades da rede de proteção às crianças e adolescentes e da sociedade civil, que foram às ruas chamar a atenção para a importância e necessidade de união de todos para o enfrentamento desse grave problema.

    Cidades na Net

O ato partiu do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e encerrou na Praça João XXIII. No percurso foram realizadas paradas de conscientização.

A primeira, na praça matriz, onde os vereadores Francisco Ângelo e Pedro Custódio fizeram uso da palavra.  Na oportunidade, a enfermeira do CAPS, Karielle Gomes, abordou outro tema relevante, a luta antimanicomial, também celebrado no dia de hoje, e que busca a garantia dos direitos humanos e sociais e pelo cuidado em liberdade das pessoas em sofrimento mental.

“A luta antimanicomial é uma luta contra o estigma da doença mental, contra o paradigma da psiquiatria clássica e em defesa do respeito as diferenças mentais de cada um e do direito ao cuidado em liberdade.”, disse a enfermeira.

Em seguida, a passeata seguiu em direção à Praça do Sesquicentenário, também conhecida como a Praça das Flores. Lá, outros momentos de conscientização. O vereador Enéas, a assistente social Nadja e o secretário da Pessoa Idosa, Rosenalvo, se pronunciaram em favor da proteção das crianças e adolescentes.  

Comentários