Municípios - PI

Cárcere privado · 13/05/2022 - 11h52

Em Picos, 25 pessoas com transtorno mental vivem em cárcere privado


Compartilhar Tweet 1



Uma conduta centenária e que vem sendo combatida nos tempos atuais é o isolamento social de pessoas com transtorno mental. Em Picos, pelos menos 25 indivíduos são mantidos em cárcere privado, segundo dados do Centro de Atenção Psicossocial (Caps II) do bairro Ipueiras. Essas informações são do cidadesnanet.com

O Centro é referencial para Picos e mais 19 municípios.

A Lei Antimanicomial, de 06 de abril de 2001, combate essa prática e a estabelece como uma violação dos direitos humanos. 

A coordenadora do Caps II, Aurilândia Rocha Leal, explica que esses números podem ser ainda maior. Ela reforça que os pacientes com transtorno mental podem receber um tratamento em liberdade e de forma digna.

    Cidades na Net

“Os usuários com transtorno mental não eram dignos de viver numa sociedade e eram trancados, ou internados em manicômio. A partir dessa luta antimanicomial é que começaram a existir novas políticas de saúde mental, novos dispositivos como os centros de atenção psicossocial que devolvem a essas pessoas a dignidade de pessoa humana com respeito e liberdade”, pontuou Aurilândia Rocha Leal.

Comentários