Municípios - PI

instalação de poços · 17/05/2022 - 14h11

Codevasf beneficiará mais de mil famílias com perfuração e instalação de 180 poços em Marcolândia


Compartilhar Tweet 1



O Governo Federal, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), tem como meta para 2022 a perfuração e a instalação de 180 poços tubulares em 43 municípios do Piauí, para benefício de mais de mil famílias. A ação ocorre no âmbito da Força-Tarefa das Águas, um esforço conjunto de órgãos do Governo Federal para levar água de qualidade a comunidades rurais desassistidas por companhias de saneamento.

Os poços serão perfurados e equipados com unidades de bombeamento acionadas por painéis solares, o que garantirá o fornecimento de água sem custos de energia elétrica. A ação tem previsão de investimento de R$ 12 milhões. Até o momento, foram perfurados e instalados 10 poços, nos municípios de Inhuma, Marcolândia e Brasileira. Essas informações são do CidadesnaNet.com

“Os abastecimentos simplificados de água realizados com a perfuração de poços tubulares são uma opção de fornecimento hídrico para pequenas comunidades rurais difusas no interior da zona rural dos municípios piauienses, liberando de forma definitiva sua dependência do fornecimento de água por carros-pipa”, explica o superintendente regional da Codevasf no Piauí, Inaldo Guerra.

As iniciativas da Codevasf voltadas à ampliação do suprimento de água em comunidades rurais aumentam a qualidade de vida da população e podem gerar novas oportunidades de renda. Desde 2001, quando a 7ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Teresina, iniciou sua atuação na bacia do rio Parnaíba, diversas ações têm sido desenvolvidas para a promoção do acesso à água no estado.

Comentários