Municípios - PI

Aumento nos casos de dengue · 27/06/2022 - 10h51

Casos de dengue seguem em alta e já atingem 201 municípios no Piauí; aumento de 734%


Compartilhar Tweet 1



Os casos de dengue seguem aumentando no estado do Piauí e já atingem 201 municípios, com 9.570 casos confirmados, segundo dados do boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), referente a 24° semana epidemiológica. As informações são do Web Tv Castelo

Em 2021, nesse mesmo período do ano, apenas 90 municípios tinham registrados casos da doença, então neste ano já está ocorrendo um aumento de 59,8% na quantidade de notificação. Até o momento, apenas 23 municípios ainda não registraram casos.

    Web Tv Castelo

O aumento em todo o estado é de 734,8% em relação ao mesmo período do ano passado. O número de casos prováveis, ou seja, incluindo os casos confirmados, os inconclusivos e os não informados, pode chegar a 15.119 mil.

Neste mesmo período no ano passado, o número de casos de dengue com sinais de alarme foram 67 e o de casos graves 11, não tendo sido registrado óbito.

Neste ano a situação já é diferente, já são 201 casos de dengue com sinais de alarme, enquanto 48 graves e 10 óbitos, o que demonstra o avanço da doença neste ano.

Os municípios com o mais número de casos são: Teresina, Parnaíba, Jaicós, Oeiras e Simplício Mendes.

Agora os municípios com mais casos de dengue, levando em consideração apenas a sua incidência em relação ao número populacional, temos: Novo Santo Antônio, Wall Ferraz, Antônio Almeida, Patos do Piauí e Simplício Mendes. 

Cuidados

Atente-se aos vasos de plantas

Coloque areia até a borda dos pratinhos para evitar o acúmulo de água. Alternativamente, lave-os uma vez por semana com sabão e escova.

Livre-se de objetos que acumulam água

Dê o destino correto a latas, garrafas, potes, pneus e qualquer outro tipo de objeto que possa servir como criadouro, optando pela reciclagem sempre que possível.

Armazene garrafas da forma correta

Se você deseja guardar garrafas e outros objetos que podem acumular água, armazene-os tampados ou com a boca para baixo.

Evite a contaminação de calhas e caixas-d’água

As calhas devem ser mantidas desobstruídas e livres de folhas e galhos, enquanto a caixa-d’água deve estar sempre bem tampada.

Higienize recipientes que armazenam água

Tanques, barris e tonéis utilizados para guardar água da chuva, por exemplo, devem ficar tampados e ser higienizados semanalmente com escova e sabão. As piscinas devem ser tratadas com cloro.

Tenha cuidado com o lixo

Amarre bem as sacolas e deposite-as em lixeiras fora do alcance de animais. Não jogue lixo em terrenos baldios.

Utilize proteção individual

As medidas coletivas de proteção podem ser complementadas com cuidados como o uso de repelentes e inseticidas, a instalação de mosquiteiros e telas em portas e janelas e a preferência por roupas de mangas compridas.


Fonte: Web Tv Castelo

Comentários