No interior do Maranhão · 16/05/2014 - 22h42

Palestras do MPMA debatem tema na Comarca de Morros


Compartilhar Tweet 1



Em alusão à Semana Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, a titular da Promotoria de Justiça de Morros, Érica Beckman da Silva, ministrou palestras nos três municípios que compõem a comarca para debater o tema.Voltadas a educadores, profissionais de saúde e pais de alunos, as exposições abordaram as diferenças entre exploração sexual e abuso, formas de exploração e seus atores. Os eventos ocorreram nos municípios de Morros e Presidente Juscelino (dia 12) e de Cachoeira Grande (dia 13).

As palestras são resultado de iniciativa da promotora e debatida em reunião no começo de abril com representantes das secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social e de Conselhos Tutelares.


Compartilhar Tweet 1



O Projeto Flor do Una – Dança e Música, idealizado pela artista maranhenses Rosa Reis, tem influenciado fortemente o desenvolvimento sociocultural do Povoado Una do Morais, na cidade de Morros. Com atividades semanais, sempre aos sábados e domingos, o projeto atende cerca de 35 crianças e jovens, com apoio do Programa de Cultura BNB/BNDES, edição 2012.

Durante as atividades, Rosa Reis reúne os integrantes do projeto no sítio Rosa do Una, em uma programação repleta de aprendizado e muita cultura, que objetiva, sobretudo, a transferência de conhecimento sobre as típicas manifestações maranhenses: cacuriá, côco e o tambor de crioula. Em cada reunião, as crianças tem acesso a literatura infantil, em um momento específico para leitura e desenhos.