Chuvas devem continuar no PI -

Nível do Rio Poti em Teresina sobe mais de um metro em 24 horas

Famílias que moram em bairros às margens dos rios Poti e Parnaíba estão em alerta por conta da subida rápida do nível da água, e diante da previsão de mais chuva para os próximos dias no Piauí. No caso do Poti, o monitoramento do CPRM (Serviço Geológico do Brasil) indica que a água subiu mais de um metro nas últimas 24 horas. Mas por enquanto, a situação ainda é considerada dentro da normalidade.

Segundo Claudio Damasceno, da CPRM, em entrevista à TV Cidade Verde, o que causou o aumento do Rio Poti nas últimas horas foi a grande quantidade de chuva que caiu na cidade de Prata do Piauí, mais de 90 mm acumulados.

Já em relação ao Rio Parnaíba, a liberação de água das comportas da barragem de Boa Esperança, é o principal motivo da elevação no nível do rio. O reservatório, localizado em Guadalupe, está com 93% de sua capacidade.

A situação de alerta máximo é no momento para a cidade de Luzilândia, onde o rio está a apenas 10 centímetros da chamada cota de inundação.

Última grande enchente na capital
No ano de 2009, a cidade de Teresina registrou a última grande enchente da sua história recente, quando o Rio Poti atingiu a marca dos 14 metros, inundando bairros como São João, e alagando longos trechos das avenidas Cajuína, Raul Lopes e a Marechal Castelo Branco. A situação chamou a atenção das autoridades em todo país, tendo a cidade recebido a visita do então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Cota do rio Poti em Teresina chegou a 958 cm às 6h desta quarta. Ontem, às 14h, a cota era de 849 cm em Teresina
Cota do rio Poti em Teresina chegou a 958 cm às 6h desta quarta. Ontem, às 14h, a cota era de 849 cm em Teresina 

 

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco