Risco à saúde humana -

Enxofre espalhado às margens da BR-135 pode causar sérios danos ao meio ambiente

    Foto: Portal Ponto X

No dia 17 de outubro deste ano, um caminhão que transportava 50 toneladas de enxofre, tombou na BR-135, próximo a cidade de Bom Jesus, sul do estado do Piauí. O produto ficou espalhado na rodovia e em suas margens, e até hoje está lá, causando sérios problemas ao meio ambiente e à saúde humana.

A carga estava sendo transportada de forma irregular e não havia guia de autorização para o transporte. “O motorista e a empresa foram autuados. A empresa foi autuada pelo impacto ambiental que pode causar”, segundo informou a Polícia Rodoviária Federal.

O Enxofre é uma substância amarela que pode ser encontrada no solo. Essa substância é muito utilizada na produção de fertilizantes, corantes e explosivos. No dia do acidente, a PRF informou que o Ibama e da Secretaria de Segurança do Estado foram acionados para realizar uma avaliação dos danos ocasionados ao meio ambiente.

Foto do dia do acidente
Foto do dia do acidente 

No entanto, quase trinta dias depois do acidente, e com a chegada do inverno, parte do produto químico ainda está espalhado no local e sendo carregado pelas águas das chuvas para o Rio Gurgueia, e assim contaminando o solo e o lençol freático.

Quando o ciclo do enxofre é alterado, e há um acúmulo excessivo da substância, ela pode fazer mal à saúde. Dependendo da concentração química, o gás poluente pode causar alergias e doenças respiratórias.

Entre as crianças, o enxofre pode desenvolver doenças crônicas, caso haja uma exposição intensa ao gás. Nesses casos, o enxofre pode causar danos ao coração, intestino e até câncer.

    Foto: Portal Ponto X
    Foto: Portal Ponto X
    Foto: Portal Ponto X

 

Fonte: Portal Ponto X

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco