Gordura é uma preocupação · 15/04/2017 - 05h29

Aprenda a limpar a caixa de gordura e evite entupimentos

Aprenda a limpar a caixa de gordura e evite entupimentos


Compartilhar Tweet 1



A caixa de gordura é um recipiente que fica entre as linhas de drenagem e as linhas de esgoto sanitário de um estabelecimento ou de sua casa. É a partir dessa caixa que é possível separar a gordura e óleos dos alimentos da água que foi utilizada nas lavagens, prevenindo que o esgoto fique contaminado. Dessa maneira você deve saber como limpar a caixa de gordura para que o encanamento funcione perfeitamente.

Feitas dos mais variados materiais, as caixas de gordura recebem toda a água das cozinhas, antes que ele corra para os esgotos de uma cidade. Seu principal objetivo é filtrar toda e qualquer gordura que seja despejada. Para isso existe uma divisão interna, na qual o líquido oleoso fica depositado e água sai pelo lado oposto.

Em pontos comerciais e alimentícios de uma cidade, limpar a caixa de gordura é uma preocupação que sempre deve ser maior, já que o fluxo de óleos é mais alto. Evitando assim entupimentos dos canos, transbordamentos e maus cheiros.

Preocupações ao limpar a caixa de gordura
Com a caixa cada vez mais cheia, o acúmulo de gordura vai criando uma crosta de sujeira, como uma bola, a qual não consegue mais se movimentar pelo cano, causando problemas no mecanismo da caixa e no entupimento dos mesmo. Por isso é importante sempre manter a caixa o mais limpa possível.

Fique atento a alguns sinais que o mau funcionamento da caixa apresenta e evite transtornos como por exemplo, escoamento lento da água, transbordamento da caixa de gordura, mau cheiro e possíveis infestações por baratas e outro insetos.

- Coloque a caixa de gordura em linha reta com a pia da cozinha, sendo mais fácil de limpar qualquer cano.
Evite fazer curvas nas tubulações da caixa, por que isso ajuda o entupimento.
- Utilize um sistema de sifão que ajuda a reter a sujeira.
Evite jogar qualquer tipo de óleo de cozinha diretamente na pia, e se possível faça uma coleta seletiva para descartar de forma adequada.
- Evite deixar sobras de comida nos pratos para não deixar o ralo da pia congestionado.
- Faça manutenções de limpeza, o ideal é a cada seis meses.

Existem também alguns mitos sobre como limpar a caixa de gordura, e alguns produtos que oferecem certa mágica. Não se deixe enganar por isso, e sempre prefira adquirir produtos especializados para não ocasionar estrago e perda de dinheiro ainda maior.

Refrigerantes não têm o poder de desentupir pias como muito falado por ai, a água quente só auxilia na limpeza, a soda cáustica além de ser altamente química, pode corroer seus canos e não limpar as crostas grudadas.

Misturas de bicarbonato de sódio e vinagre não são uma bomba milagrosa, e assim como a água quente não tem o poder de desentupir um cano, já que sua composição não é forte o bastante. Eles apenas auxiliam em uma limpeza.

Como a limpar a caixa de gordura
Agora que você já sabe que a caixa de gordura é fundamental para o bom funcionamento de qualquer rede de esgoto, aprenda como manter a manutenção periódica:

- Retire a tampa da caixa de gordura.
- Separe uma vasilha para colocar a sujeira retirada.
- Use uma luva plástica para retirar a sujeira.
- Caso já esteja entupida, tome cuidado ao tentar desentupir com objetos pontudos.
- Depois de limpar, jogue dentro da caixa cerca de 200 gramas de sabão em pó e 3 litros de água fervente para concluir a limpeza.

Todos os resíduos que você joga nas pias da sua casa vão direto para a caixa de gordura. Desde os óleos usados na preparação dos alimentos, até os que ficam nas sobras de comida deixadas nos pratos sujos. Fique atento e certifique-se de limpar a caixa de gorduras.


Fonte: Com informações do DINO