Pioneira no país -

Seid amplia serviços para atender pessoas com deficiência no Piauí

Criada no ano de 2003 e transformada em secretaria em 2008, a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa Com deficiência (Seid) faz o Piauí tornar-se referência nacional e ser modelo de gestão para outras unidades da Federação.

Sento o primeiro estado brasileiro a ter uma secretaria voltada somente para essa causa, o Piauí ganhou o Prémio Nacional dos Direitos Humanos em 2008, na categoria Garantia dos Direitos da Pessoa com Deficiência, dado pela Presidência da República.

O centro Integrado de Reabilitação (Ceir), instituição voltada para atender as pessoas com deficiência auditivas, fiscais, visuais e mentais, foi usado como modelo pela Presidência da república para a criação da Rede Nacional de Reabilitação, que coordena os centros especiais de Reabilitação.

Confira os dados da Seid no Piauí

Passes Livres
As pessoas com deficiências cuja renda familiar mensal per capita seja de até um salário mínimo têm direito ao Passe Livre Cultura e ao Passe Livre Intermunicipal, ao todo mais de cinco mil pessoas foram beneficiadas com os programas.

Primeiro – Passe Livre Cultural – garante a gratuidade da entrada e acesso aos cinemas, teatros, casas de espetáculos, estádios, ginásios esportivos e locais similares. O segundo – Passe Livre Intermunicipal – garante transporte grátis em ônibus entre os municípios dentro do estado.

Projeto Passo à Frente
Criado em 2015, o projeto Passo à Frente já beneficiou mais de 3.500 pessoas através de uma carreta do Ministério da Saúde, o programa vai até os municípios piauienses, para atender as pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida. Eles recebem andadores, bengalas, muletas, cadeiras de rodas (adaptadas para o banho), sapato pé diabético, botas órteses e próteses.

Conselhos Municipais
Em 2016, a Seid realizou a implantação de cinco novos Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMUDES) e capacidade dos conselheiros dos municípios de José de Freitas, União, Curimatá, Simplício Mendes e Bom Jesus. Também foram implementados outros noves COMUDES já existentes em Canto do Burití, São João do Piauí, Corrente, Esperantina, Valença, Ipiranga, Picos, Água Branca e Uruçuí.

Atendimentos
Por meio do programa Piauí Acessível, que objetiva proporcionar e garantir às pessoas com deficiência, momentos de lazer na praia, com segurança, dignidade e autonomia, bem como o banho de mar assistido de monitores. Inaugurado no ano de 2016, o Piauí Acessível já beneficiou mais de mil pessoas e tem feito parcerias com a Secretaria de Estado do Turismo e a Faculdade Maurício de Nassau.

Outras 91 pessoas também são atendidas com a equoterapia, tratamento desenvolvido por meio de parceria entre a Seid e a Polícia Militar do Piauí, no Centro de Equoterapia de Teresina. Sâo 48 praticantes no período da manhã e 53 no período da tarde. No ano de 2016, foram realizados mais de dois mil atendimentos.

Fonte: Com informações do Jornal o Dia

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco