No interior do Maranhão · 11/08/2014 - 22h09

Polícia Civil investiga assalto aos Correios em Matinha


Compartilhar Tweet 1



A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Matinha, investiga um assalto à agência dos Correios, ocorrido, nesta segunda-feira (11), na cidade de Matinha, Região da Baixada Maranhense.

Segundo o delegado que comanda as investigações, Jalves Carvalho, três homens armados se deslocaram em duas motocicletas, até os Correios, onde anunciaram o assalto. Enquanto um ficou na frente da agência dando cobertura, os outros dois se dirigiram até o cofre central da empresa. Ainda de acordo com o delegado, a ação durou cerca de 50 minutos, tempo necessário para que o cofre digital fosse aberto.

Improbidade administrativa · 14/03/2014 - 17h27

Ex-prefeito de Matinha é condenado por improbidade administrativa


Compartilhar Tweet 1



evido a fragmentação irregular de despesas para evitar a realização de processo licitatório, em 2004, o ex-prefeito de Matinha, Aristóteles Passos Araújo, foi condenado a pena de quatro anos e seis meses, em regime semi-aberto, a ser cumprida no Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

A condenação, em fevereiro deste ano, teve como base denúncia do promotor de justiça Sandro Carvalho Lobato de Carvalho, ajuizada em 2009.Na denúncia, o Ministério Público relaciona que o ex-gestor contratou diretamente serviços advocatícios e contabéis sem licitação, totalizando R$ 9.080. Nas contratações diretas, foram beneficiadas pessoas e escritórios previamente determinadas.


Compartilhar Tweet 1



Uma ação conjunta das Polícias Civil e Militar, em Matinha, resultou na prisão do homem que violentou uma idosa de 65 anos, naquele município, fato ocorrido no último fim de semana. Josimar Costa Serra, conhecido por Botafogo, de 31 anos, foi preso na última terça-feira (3).

Segundo informações do delegado Arthur Benazzi, a vítima foi abordada no momento em que alimentava a criação de galinha no quintal de sua residência, localizada no Povoado Galego, naquele município. O titular do distrito policial de Matinha disse que a idosa ainda chegou a ser agredida com socos e foi ameaçada com uma faca pelo suspeito.

 


Compartilhar Tweet 1



A 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado (TJMA) anulou decisão de primeira instância que suspendeu, por cinco anos, os direitos políticos do ex-prefeito de Matinha, Marcos Robert Silva Costa, conhecido como Beto, que teria feito autopromoção em matéria sobre Carnaval no Município, publicada em jornal de São Luís.

Por maioria de votos, o órgão colegiado do TJMA entendeu que houve de defesa na Justiça de 1º grau. Os desembargadores Anildes Cruz (relatora) e Jaime Araújo acolheram a preliminar levantada pelo advogado de Beto, segundo a qual o apelante teria sido prejudicado com a impossibilidade de produzir as provas que requereu.

 

Nepotismo no interior · 29/05/2013 - 16h00

MPMA emite Recomendação contra nepotismo em Matinha


Compartilhar Tweet 1



A Promotoria de Justiça da Comarca de Matinha emitiu Recomendação, em 28 de maio, ao prefeito do referido município (localizado a 248km de São Luís), Marcos Robert Silva Costa, para que promova a exoneração, no prazo de 10 dias, de 18 servidores, cujas contratações caracterizam prática de nepotismo. Assinou a manifestação o promotor de justiça Sandro Carvalho Lobato de Carvalho.

O Ministério Público do Maranhão (MPMA) baseou-se nas Resoluções nº 07/2005 do Conselho Nacional de Justiça, nº 01/2005 do Conselho Nacional do Ministério Público e Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal.


Compartilhar Tweet 1



A Unidade Veterinária Local da Agência de Defesa Agropecuária de Viana (Aged), realizou no último sábado (18), mais um Dia de Campo contra Febre Aftosa e Raiva, no município de Matinha. Essa ação de Educação Sanitária tem como objetivo intensificar a divulgação da primeira etapa da Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa, que está acontecendo em todo o estado até dia 31 deste mês.

De acordo com determinação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), os criadores tem que vacinar seus rebanhos bovinos e bubalinos até o dia 31 de maio, sob pena de sanções como, multas e até mesmo o impedimento de transitar com seus animais fora da propriedade ou até mesmo comercializá-los.